Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial

Luciane Prado Kantorski, Camila Irigonhé Ramos, Cátia Gentile dos Santos, Maria Laura de Oliveira Couto, Roberta Antunes Machado

Resumo


O presente estudo analisou o conteúdo das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial II, localizado na cidade de Pelotas/RS.Trata-se de uma análise documental, realizada por meio da coleta de dados secundários de 389 prontuários de usuários ativos no serviço, dos quais 181 apresentaram o registro de ouvir vozes. A coleta de dados ocorreu entre setembro de 2017 e maio de 2018. A partir da análise do registro das falas dos usuários obtidas dos prontuários, foram evidenciadas vozes com conteúdos diversos, como: vozes de comando; vozes de cunho religioso; vozes acompanhadas de outras experiências sensoriais; vozes depreciativas; vozes positivas e vozes neutras. Nos registros pode-se averiguar que os usuários vivenciam as vozes de forma positiva, neutra ou negativa, sendo a identificação dos conteúdos das mesmas um passo importante para auxiliá-los a trabalhar com elas.


Palavras-chave


Ouvidores de vozes; Conteúdo das vozes; Saúde mental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p335-346

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2020 Psicologia Revista

ISSN Impresso: 1413-4063
ISSN Eletrônico: 2594-3871


Psicologia Revista  está indexada em: