Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p335-346Keywords:
Ouvidores de vozes, Conteúdo das vozes, Saúde mentalAbstract
O presente estudo analisou o conteúdo das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial II, localizado na cidade de Pelotas/RS.Trata-se de uma análise documental, realizada por meio da coleta de dados secundários de 389 prontuários de usuários ativos no serviço, dos quais 181 apresentaram o registro de ouvir vozes. A coleta de dados ocorreu entre setembro de 2017 e maio de 2018. A partir da análise do registro das falas dos usuários obtidas dos prontuários, foram evidenciadas vozes com conteúdos diversos, como: vozes de comando; vozes de cunho religioso; vozes acompanhadas de outras experiências sensoriais; vozes depreciativas; vozes positivas e vozes neutras. Nos registros pode-se averiguar que os usuários vivenciam as vozes de forma positiva, neutra ou negativa, sendo a identificação dos conteúdos das mesmas um passo importante para auxiliá-los a trabalhar com elas.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Luciane Prado Kantorski, Camila Irigonhé Ramos, Cátia Gentile dos Santos, Maria Laura de Oliveira Couto, Roberta Antunes Machado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.