Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p335-346

Palabras clave:

Ouvidores de vozes, Conteúdo das vozes, Saúde mental

Resumen

O presente estudo analisou o conteúdo das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial II, localizado na cidade de Pelotas/RS.Trata-se de uma análise documental, realizada por meio da coleta de dados secundários de 389 prontuários de usuários ativos no serviço, dos quais 181 apresentaram o registro de ouvir vozes. A coleta de dados ocorreu entre setembro de 2017 e maio de 2018. A partir da análise do registro das falas dos usuários obtidas dos prontuários, foram evidenciadas vozes com conteúdos diversos, como: vozes de comando; vozes de cunho religioso; vozes acompanhadas de outras experiências sensoriais; vozes depreciativas; vozes positivas e vozes neutras. Nos registros pode-se averiguar que os usuários vivenciam as vozes de forma positiva, neutra ou negativa, sendo a identificação dos conteúdos das mesmas um passo importante para auxiliá-los a trabalhar com elas.

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Publicado

2020-12-17

Cómo citar

Kantorski, L. P., Ramos, C. I., dos Santos, C. G., Couto, M. L. de O., & Machado, R. A. (2020). Conteúdos das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. Psicologia Revista, 29(2), 335–346. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2020v29i2p335-346

Número

Sección

Artigos Teóricos