Rumo aos 25 anos de história do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu) na PUC-SP

Edna Maria Severino Peters Kahhale, Maria Cristina Pinto Gattai, Regina Aiko Fukumaga Kato, Renata Paparelli, Rosa Maria Tosta

Resumo


O Programa de Ensino Tutorial constitui-se em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação com compromissos epistemológicos, éticos e sociais. Voltado para Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares em nível nacional, com objetivo de apoiar as atividades acadêmicas, integrando ações de ensino, pesquisa e extensão, através de grupos de aprendizagem coordenados por um tutor. Criado em 1979, esteve, durante 20 anos, sob a gestão do Capes e, a partir de 2000, passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC. Na PUC-SP, o programa teve início em agosto de 1995 no curso de Psicologia. Este artigo apresenta o resgaste histórico desses quase 25 anos de conquistas da trajetória do PET/MEC/SESu do curso de Psicologia da PUC-SP, apresentando os cinco projetos que compuseram sua história desde a implantação. Para tanto, realizamos uma pesquisa narrativa, que inclui biografias, histórias de vida, autobiografias, relatos e depoimentos.


Palavras-chave


PET; ensino tutorial; MEC-SESu; PET PUC-SP

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i3p593-623

Direitos autorais 2020 Psicologia Revista

ISSN Impresso: 1413-4063
ISSN Eletrônico: 2594-3871


Psicologia Revista  está indexada em: