Rumo aos 25 anos de história do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu) na PUC-SP

Autores

  • Edna Maria Severino Peters Kahhale Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Cristina Pinto Gattai Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Regina Aiko Fukumaga Kato Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Renata Paparelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rosa Maria Tosta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i3p593-623

Palavras-chave:

PET, ensino tutorial, MEC-SESu, PET PUC-SP

Resumo

O Programa de Ensino Tutorial constitui-se em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação com compromissos epistemológicos, éticos e sociais. Voltado para Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares em nível nacional, com objetivo de apoiar as atividades acadêmicas, integrando ações de ensino, pesquisa e extensão, através de grupos de aprendizagem coordenados por um tutor. Criado em 1979, esteve, durante 20 anos, sob a gestão do Capes e, a partir de 2000, passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC. Na PUC-SP, o programa teve início em agosto de 1995 no curso de Psicologia. Este artigo apresenta o resgaste histórico desses quase 25 anos de conquistas da trajetória do PET/MEC/SESu do curso de Psicologia da PUC-SP, apresentando os cinco projetos que compuseram sua história desde a implantação. Para tanto, realizamos uma pesquisa narrativa, que inclui biografias, histórias de vida, autobiografias, relatos e depoimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edna Maria Severino Peters Kahhale, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Departamento de Psicologia Social, Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica

Maria Cristina Pinto Gattai, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Departamento de Psicologia Social. Curso de Psicologia

Regina Aiko Fukumaga Kato, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Departamento de Métodos e Técnicas, Curso de Psicologia

Renata Paparelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Departamento de Psicologia Social, Curso de Psicologia

Rosa Maria Tosta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento, Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica, curso de Psicologia

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

Kahhale, E. M. S. P., Gattai, M. C. P., Kato, R. A. F., Paparelli, R., & Tosta, R. M. (2020). Rumo aos 25 anos de história do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu) na PUC-SP. Psicologia Revista, 28, 593–623. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i3p593-623