Rumo aos 25 anos de história do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu) na PUC-SP

Autores/as

  • Edna Maria Severino Peters Kahhale Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Cristina Pinto Gattai Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Regina Aiko Fukumaga Kato Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Renata Paparelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rosa Maria Tosta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i3p593-623

Palabras clave:

PET, ensino tutorial, MEC-SESu, PET PUC-SP

Resumen

O Programa de Ensino Tutorial constitui-se em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação com compromissos epistemológicos, éticos e sociais. Voltado para Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares em nível nacional, com objetivo de apoiar as atividades acadêmicas, integrando ações de ensino, pesquisa e extensão, através de grupos de aprendizagem coordenados por um tutor. Criado em 1979, esteve, durante 20 anos, sob a gestão do Capes e, a partir de 2000, passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC. Na PUC-SP, o programa teve início em agosto de 1995 no curso de Psicologia. Este artigo apresenta o resgaste histórico desses quase 25 anos de conquistas da trajetória do PET/MEC/SESu do curso de Psicologia da PUC-SP, apresentando os cinco projetos que compuseram sua história desde a implantação. Para tanto, realizamos uma pesquisa narrativa, que inclui biografias, histórias de vida, autobiografias, relatos e depoimentos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Edna Maria Severino Peters Kahhale, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Departamento de Psicologia Social, Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica

Maria Cristina Pinto Gattai, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Departamento de Psicologia Social. Curso de Psicologia

Regina Aiko Fukumaga Kato, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Departamento de Métodos e Técnicas, Curso de Psicologia

Renata Paparelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Departamento de Psicologia Social, Curso de Psicologia

Rosa Maria Tosta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento, Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica, curso de Psicologia

Publicado

2020-01-14

Cómo citar

Kahhale, E. M. S. P., Gattai, M. C. P., Kato, R. A. F., Paparelli, R., & Tosta, R. M. (2020). Rumo aos 25 anos de história do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu) na PUC-SP. Psicologia Revista, 28, 593–623. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i3p593-623