Prática psicológica mediada por tecnologia

relato de experiência de grupos reflexivos com pretendentes à adoção de crianças e adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i1p231-250

Palavras-chave:

Adoção, grupos, psicologia online, prática psicológica, tecnologia da informação

Resumo

Os grupos reflexivos voltados à temática da adoção surgem como forma de proporcionar espaços grupais comprometidos com a elaboração das motivações e angústias que permeiam o processo adotivo. Com a chegada da pandemia da COVID-19, muitas atividades foram adaptadas para o contexto on-line e fizeram uso de tecnologias da informação, incluindo os grupos no âmbito da adoção. Assim, o presente relato de experiência se propõe a refletir sobre a potência e especificidades das intervenções grupais, considerando os desafios e possibilidades da atuação on-line, bem como delinear estratégias de condução e modos de coordenação de grupos on-line no contexto da parentalidade adotiva. Observou-se que a vivência de grupos online com pretendentes à adoção pode ser uma forma de intervenção profícua e possibilita reflexões grupais com participantes de diferentes etapas da pré-adoção, bem como integrantes de diferentes localidades. Além disso, observou-se que a modalidade on-line facilitou a participação, otimizando o tempo. Como desafios, foi relatada a dificuldade na conexão de internet e a falta de contato físico e conversa frente a frente. A partir de algumas temáticas, buscou-se proporcionar a reflexão sobre todo o projeto adotivo, desde as motivações para a adoção ao momento pós-adoção.

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Biografia do Autor

Juliana Gomes Fiorott, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, membro do Laboratório de Psicologia Social e da Cognição – LACCOS – área psicologia social e cultura, linha Representações e práticas sociais

Helena Cristina Almeida Pasin Pasin, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista de extensão do Laboratório de Psicologia Social e da Cognição – LACCOS – área psicologia social e cultura, linha Representações e práticas sociais.

Bruna Hensel Puente Hensel, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, voluntária de extensão do Laboratório de Psicologia Social e da Cognição – LACCOS – área psicologia social e cultura, linha Representações e práticas sociais.

Andréia Isabel Giacomozzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC e membro do Laboratório de Psicologia Social e da Cognição – área psicologia social e cultura, linha Representações e práticas sociais.  LACCOS

Andréa Barbará da Silva Bousfield, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC e membro do Laboratório de Psicologia Social e da Cognição – área psicologia social e cultura, linha Representações e práticas sociais.  LACCOS

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Fiorott, J. G., Pasin, H. C. A. P., Hensel, B. H. P., Giacomozzi, A. I., & Bousfield, A. B. da S. (2022). Prática psicológica mediada por tecnologia: relato de experiência de grupos reflexivos com pretendentes à adoção de crianças e adolescentes. Psicologia Revista, 31(1), 231–250. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i1p231-250

Edição

Seção

Relatos de Experiências Profissionais