Prática psicológica mediada por tecnologia
relato de experiência de grupos reflexivos com pretendentes à adoção de crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i1p231-250Palavras-chave:
Adoção, grupos, psicologia online, prática psicológica, tecnologia da informaçãoResumo
Os grupos reflexivos voltados à temática da adoção surgem como forma de proporcionar espaços grupais comprometidos com a elaboração das motivações e angústias que permeiam o processo adotivo. Com a chegada da pandemia da COVID-19, muitas atividades foram adaptadas para o contexto on-line e fizeram uso de tecnologias da informação, incluindo os grupos no âmbito da adoção. Assim, o presente relato de experiência se propõe a refletir sobre a potência e especificidades das intervenções grupais, considerando os desafios e possibilidades da atuação on-line, bem como delinear estratégias de condução e modos de coordenação de grupos on-line no contexto da parentalidade adotiva. Observou-se que a vivência de grupos online com pretendentes à adoção pode ser uma forma de intervenção profícua e possibilita reflexões grupais com participantes de diferentes etapas da pré-adoção, bem como integrantes de diferentes localidades. Além disso, observou-se que a modalidade on-line facilitou a participação, otimizando o tempo. Como desafios, foi relatada a dificuldade na conexão de internet e a falta de contato físico e conversa frente a frente. A partir de algumas temáticas, buscou-se proporcionar a reflexão sobre todo o projeto adotivo, desde as motivações para a adoção ao momento pós-adoção.
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