Análise de uma intervenção por meio de jogos em crianças com história de insucesso escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i1p114-137

Palavras-chave:

jogo, insucesso escolar, funções psicológicas superiores, psicologia histórico-cultural

Resumo

O insucesso escolar no ensino fundamental brasileiro tem sido objeto de pesquisas e é motivo de preocupação de todos os profissionais que trabalham na área. Neste sentido, o artigo apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo investigar se as intervenções mediadas no jogo com regras explícitas são capazes de desenvolver as funções psicológicas superiores (FPS) e se melhoram o desempenho escolar das crianças com histórico de insucesso escolar. A pesquisa teve como base a Psicologia histórico-cultural, principalmente nas ideias de Vygotsky, Elkonin e Leontiev. O método adotado foi o qualitativo, consistiu em uma intervenção, realizada em quatro crianças, entre 7 e 10 anos de idade, estruturada em três etapas: avaliação inicial, intervenção mediada por jogos e avaliação final. Nas avaliações foram utilizados dois instrumentos: o Teste de Desempenho Escolar (TDE), aplicado no grupo de crianças e com a família e professores foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os encontros foram gravados e transcritos e as observações anotadas em diário de campo. A técnica de análise dos dados foi de conteúdo do tipo temática e microgenética. Os resultados evidenciaram que o jogo desenvolve as FPS e modifica o desempenho escolar. Conclui-se que o jogo com regras explícitas é um bom mediador entre aprendizagem e desenvolvimento em crianças que apresentam trajetórias de insucesso escolar.

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Biografia do Autor

Silvia Nara Siqueira Pinheiro, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas. Psicóloga pela Universidade Católica de Pelotas (1982); em Licenciada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1986); Pós-graduada em Educação/Psicopedagogia pela UFPEL (1984), em Educação/Educação Especial pela UCPel (1992), Mestre em Saúde e Comportamento / Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1996), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagem e Aprendizagem.. Áreas de concentração: Psicologia da Educação/Aprendizagem, Desenvolvimento e Educação Especial. Psicologia Histórico-Cultural. Membro dos grupos de pesquisa Educação e psicologia histórico-cultural da UFPel e Aprendizagem Autorregulada- UFPel, realizou Pós-Doutorado em Educação na UFPEL e Universidade de Aveiro - Portugal. 

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Pedagoga pela Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Pós-doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Estágio Sênior na Universidade de Lisboa em Portugal, atualmente faz Pós-doutorado na Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Marlene da Rocha Migueis, Universidade de Aveiro

Psicóloga pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Educação na Universidade de Aveiro/Portugal e Pós-doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (USP), Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia - Universidade de Aveiro, Portugal

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Pinheiro, S. N. S., Frison, L. M. B., & Migueis, M. da R. (2022). Análise de uma intervenção por meio de jogos em crianças com história de insucesso escolar. Psicologia Revista, 31(1), 114–137. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i1p114-137

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa Empírica