Liderança no exercício docente no ensino superior
um olhar psicodinâmico
DOI:
https://doi.org/10.23925/2594-3871.2023v32i1p150-165Palavras-chave:
Liderança, Trabalho, Trabalho docente, Ensino superior, PsicodinâmicaResumo
O trabalho docente representa um campo fundamental na sociedade, dada sua importância na formação de futuros profissionais e, especialmente, cidadãos. Dessa forma, a intenção do presente artigo consiste em levantar as questões oriundas do exercício de liderança na atribuição docente e refletir acerca desta liderança no Ensino Superior no que tange à sua importância para o processo formativo, bem como a inspiração que esse ofício pode proporcionar aos educandos, partindo da ideia de que a docência é um exercício de liderança. A proposta metodológica com que analisamos tal exercício, consiste na perspectiva qualitativa de caráter descritivo-analítico. Dois professores foram entrevistados por meio de um roteiro semi-dirigido com vistas a levantar e compreender as experimentações oriundas de suas trajetórias de vida que culminaram no trabalho docente que atualmente exercem. Como fundamentação teórica e metodológica de análise, utilizou-se a Psicodinâmica do Trabalho, por seu olhar quanto aos modos de ser dos sujeitos provocados pelo encontro com o trabalho e as exigências pertinentes aos processos deste. Como resultado, a amostra revelou significativa concordância com os aspectos de liderança na prática docente que exercem, embora reiterassem que existem consideráveis dificuldades nesse ofício. Essa clareza requer uma mobilização por parte dos professores líderes que por vezes se sentem sobrecarregados e redescobrindo meios de não adoecerem. Tais resultados têm potência para que novos estudos sejam elaborados no sentido de ampliar a discussão e contribuir para ações docentes, mas, sobretudo, humanas, melhores e mais afetivas.
Metrics
Referências
Bennis, W. (1996). A formação do líder. São Paulo: Editora Atlas.
Bergamini, C. W. (1994). Liderança: a administração do sentido. RAE-Revista de Administração de Empresas, 34(3), (102-114). Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/viewFile/38274/36989
Dweck, C. (2017). Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva.
Fonseca, A. M. D. O., Porto, J. B., & Borges-Andrade, J. E. (2015). Liderança: um retrato da produção científica brasileira. Revista de Administração Contemporânea, 19(3), 290-310. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid= S1415-65552015000300290&script=sci_arttext&tlng=pt
Furquim, A. C. (2020). O poder da liderança do professor na sala de aula. Disponível em http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1348
Gabriel, Y. (1988). “Narcisismo e cultura contemporânea”. In Freud e a Sociedade. Rio de Janeiro: Imago.
Gasparini, S. M., Barreto, S. M., & Assunção, A. Á. (2005).
O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e pesquisa, 31(2), 189-199. Disponível em 30 de junho de 2020, de https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-
&script=sci_abstract&tlng=es
Gatti, B. A. (2017). Formação de professores, complexidade e trabalho docente, Revista Diálogo Educacional, 17(53), 721-737. Disponível em https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/8429
Gomes, A. M. G. (2017). Liderança e personalidade: reflexões sobre o sofrimento psíquico no trabalho. Disponível em http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27987
Juste, M. R. P. (2018). La salud ocupacional de los docentes no universitarios y su desgaste profesional. In I. Cantón Mayo e M. Tardif. Identidad profesional docente. (pp.183-197). Madrid: Narsea.
Mendes, A. M. B. (2012). Entrevista realizada com Ana Magnólia Bezerra Mendes. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, 4(2), 50-56. Disponível em https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1387
Molinier, P. (2004). Psicodinâmica do trabalho e relações sociais de sexo: um itinerário interdisciplinar. 1988-2002. Production, 14(3), 14-26. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132004000300003&script=sci_arttext
Motta, P. R. (1995). Gestão contemporânea. Rio de Janeiro: Record.
Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, 47(166), 1106-1133.
Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-
&script=sci_arttext
Oliveira, V. A. Z., & de Jesus, J. S. (2019). A importância da liderança do professor no processo de ensino/aprendizagem de uma Instituição de Educação Superior do DF. Projeção e Docência, 10(1), 68-86. Disponível em http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/1329
Penteado, R. Z., & Souza Neto, S. D. (2019). Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde e sociedade, 28, 135-153. Disponível em https://www.scielosp.org/article/sausoc/2019.v28n1/135-153/pt/
Porto, V.S.P. (2017) A educação tem uma função de mudança social. São Paulo: Web Artigos. Recuperado em 21 de fevereiro de 2021 de https://www.webartigos.com/artigos/
a-educacao-tem-uma-funcao-de-mudanca-social/81431/
Rover, A., Luchese, G. T., Morello, L. F., & Müller, V. (2010). Os sentidos do trabalho: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior. Unoesc & Ciência - ACSA, 1(1), 79-88. Disponível em https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/141
Safanelli, A. S., de Andrade, D. F., Brito, J., Klaes, L. S., Eyng, L. M., & Ulbricht, V. R. (2019). Educação à distância: as características do líder aplicada ao papel do tutor no processo de ensino aprendizagem. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (E17), 795-803. Disponível em https://search.proquest.com/openview/d44603e1de6c06bc64c92b6fd134b8fc/1?pq-origsite=gscholar&cbl=1006393
Senge, P. M. (2000) A quinta disciplina: arte e prática da organização de aprendizagem. (12. ed.) São Paulo: Best Seller.
Tardif, M. (2018). Saberes docentes e formação profissional. (17. Ed). Petrópolis, RJ: Vozes.
Ulrich, D., Zenger, J., & Smallwood, N. (2000). Liderança orientada para resultados: como os líderes constroem empresas e aumentam a lucratividade. Rio de Janeiro/RJ: Campus.
Zabalza, M. A. (2004). O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. (trad. Ernani Rosa). Porto Alegre: Artmed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Mayra Berti Munhoz, Eneida Silveira Santiago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.