Liderança no exercício docente no ensino superior

um olhar psicodinâmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2023v32i1p150-165

Palavras-chave:

Liderança, Trabalho, Trabalho docente, Ensino superior, Psicodinâmica

Resumo

O trabalho docente representa um campo fundamental na sociedade, dada sua importância na formação de futuros profissionais e, especialmente, cidadãos. Dessa forma, a intenção do presente artigo consiste em levantar as questões oriundas do exercício de liderança na atribuição docente e refletir acerca desta liderança no Ensino Superior no que tange à sua importância para o processo formativo, bem como a inspiração que esse ofício pode proporcionar aos educandos, partindo da ideia de que a docência é um exercício de liderança. A proposta metodológica com que analisamos tal exercício, consiste na perspectiva qualitativa de caráter descritivo-analítico. Dois professores foram entrevistados por meio de um roteiro semi-dirigido com vistas a levantar e compreender as experimentações oriundas de suas trajetórias de vida que culminaram no trabalho docente que atualmente exercem. Como fundamentação teórica e metodológica de análise, utilizou-se a Psicodinâmica do Trabalho, por seu olhar quanto aos modos de ser dos sujeitos provocados pelo encontro com o trabalho e as exigências pertinentes aos processos deste. Como resultado, a amostra revelou significativa concordância com os aspectos de liderança na prática docente que exercem, embora reiterassem que existem consideráveis dificuldades nesse ofício. Essa clareza requer uma mobilização por parte dos professores líderes que por vezes se sentem sobrecarregados e redescobrindo meios de não adoecerem. Tais resultados têm potência para que novos estudos sejam elaborados no sentido de ampliar a discussão e contribuir para ações docentes, mas, sobretudo, humanas, melhores e mais afetivas.

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Biografia do Autor

Ana Mayra Berti Munhoz, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga (Unip - Araçatuba), Mestra em Psicologia (UEL - Londrina) e Docente na Graduação em Psicologia da Universidade Paulista (Unip - Araçatuba) e do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO - Araçatuba).

Eneida Silveira Santiago, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga (Unesp - Assis), Mestre em Psicologia e Sociedade e Doutora em Saúde Coletiva (Unesp-Assis). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Departamento de Psicologia Social e Institucional e Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGPSI-UEL).

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Publicado

2023-10-17

Como Citar

Munhoz, A. M. B., & Santiago, E. S. (2023). Liderança no exercício docente no ensino superior: um olhar psicodinâmico. Psicologia Revista, 32(1), 150–165. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2023v32i1p150-165

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa Empírica