Habilidades relacionais para atendimento em saúde

relato de experiência do processo de construção de oficinas práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i2p527-543

Palavras-chave:

Assistência à Saúde, Comunicação em Saúde, Educação Baseada em Competências

Resumo

Habilidades relacionais para atuação em campos de trabalho são consideradas competências essenciais que se somam e permitem o processo de aplicação de ferramentas técnicas. Tais habilidades são essenciais em diversos contextos de saúde com potenciais impactos no processo de adesão aos planos de tratamento aplicados. O presente relato tem como objetivo descrever o processo de construção de oficinas práticas voltadas a alunos de cursos da área da saúde visando o desenvolvimento de habilidades relacionais para atendimento clínico. Método: as oficinas abordaram conteúdos relacionados ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, postura empática e inteligência emocional enquanto ferramentas de trabalho, assim como resiliência e trabalho em equipe enquanto variáveis componentes do fazer em saúde. Os critérios de avaliação foram: adequação do conteúdo teórico, a capacidade das atividades em operacionalizar as temáticas abordadas e permitir aprendizagem de habilidades de trabalho, a clareza dos materiais de apoio utilizados, as apresentações feitas pelas facilitadoras e possibilidade de indicação das oficinas a colegas. De forma geral os participantes indicaram satisfação com o trabalho entregue. O trabalho proporcionou aos estudantes oportunidades de aprendizagem de forma a construir conhecimento e desenvolver habilidades relacionais de trabalho pertinentes à realidade das atividades clínicas e buscou aproximar os estudantes de um contexto real de atuação.

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Biografia do Autor

Erika Pizziolo Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Luana Dullius, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Eduardo Remor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Monteiro, E. P., Dullius, L., & Remor, E. (2022). Habilidades relacionais para atendimento em saúde: relato de experiência do processo de construção de oficinas práticas. Psicologia Revista, 31(2), 527–543. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i2p527-543

Edição

Seção

Relatos de Experiências Profissionais