O sentimento de solidão na contemporaneidade: revisitando Melanie Klein

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p421-442

Keywords:

psicanálise, Melanie Klein, narcisismo, solidão, redes sociais

Abstract

Este trabalho visa tecer algumas reflexões ao articular o texto “Sobre o sentimento de solidão”, de autoria de Melanie Klein, com questões da contemporaneidade. Para tanto, far-se-á uma leitura detalhada deste artigo que foi publicado postumamente, em 1963. Nele, a psicanalista desenvolve um novo tópico: a existência do sentimento interno de solidão, que ela julga ser inerente a qualquer indivíduo e que compõe a sua constituição psíquica. Em seguida, os autores apresentam algumas situações contemporâneas que podem ser pensadas à luz desse paradigma kleiniano, baseando-se principalmente, na relação que se estabelece entre o sujeito e as redes sociais. As ideias de Freud sobre o Narcisismo (1914) também serão utilizadas no escopo da articulação teórica.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Alexandre Patricio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Departamento de Psicologia Clínica da PUCSP. Área: Psicanálise e Psicologia Escolar.

Psicanalista. Mestre pelo Programa de Psicologia Clínica pela PUC-SP. Doutorando pelo mesmo Programa, núcleo Método Psicanalítico e Formações da Cultura. Pesquisador bolsista CNPq. Professor nos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade Paulista (UNIP).

Alfredo Naffah Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Departamento de Psicologia Clínica da PUCSP. Área: Psicanálise e Psicologia Clínica.

Psicanalista. Mestre em Filosofia pela USP. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professor Titular da PUC-SP no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, núcleo Método Psicanalítico e Formações da Cultura. Autor de diversos artigos e livros sobre psicanálise e música (ópera e música popular).

Published

2019-12-11

How to Cite

Almeida, A. P. de, & Naffah Neto, A. (2019). O sentimento de solidão na contemporaneidade: revisitando Melanie Klein. Psicologia Revista, 28(2), 421–442. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p421-442

Issue

Section

Artigos Teóricos