O sentimento de solidão na contemporaneidade: revisitando Melanie Klein

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p421-442

Palabras clave:

psicanálise, Melanie Klein, narcisismo, solidão, redes sociais

Resumen

Este trabalho visa tecer algumas reflexões ao articular o texto “Sobre o sentimento de solidão”, de autoria de Melanie Klein, com questões da contemporaneidade. Para tanto, far-se-á uma leitura detalhada deste artigo que foi publicado postumamente, em 1963. Nele, a psicanalista desenvolve um novo tópico: a existência do sentimento interno de solidão, que ela julga ser inerente a qualquer indivíduo e que compõe a sua constituição psíquica. Em seguida, os autores apresentam algumas situações contemporâneas que podem ser pensadas à luz desse paradigma kleiniano, baseando-se principalmente, na relação que se estabelece entre o sujeito e as redes sociais. As ideias de Freud sobre o Narcisismo (1914) também serão utilizadas no escopo da articulação teórica.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Alexandre Patricio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Departamento de Psicologia Clínica da PUCSP. Área: Psicanálise e Psicologia Escolar.

Psicanalista. Mestre pelo Programa de Psicologia Clínica pela PUC-SP. Doutorando pelo mesmo Programa, núcleo Método Psicanalítico e Formações da Cultura. Pesquisador bolsista CNPq. Professor nos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade Paulista (UNIP).

Alfredo Naffah Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Departamento de Psicologia Clínica da PUCSP. Área: Psicanálise e Psicologia Clínica.

Psicanalista. Mestre em Filosofia pela USP. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professor Titular da PUC-SP no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, núcleo Método Psicanalítico e Formações da Cultura. Autor de diversos artigos e livros sobre psicanálise e música (ópera e música popular).

Publicado

2019-12-11

Cómo citar

Almeida, A. P. de, & Naffah Neto, A. (2019). O sentimento de solidão na contemporaneidade: revisitando Melanie Klein. Psicologia Revista, 28(2), 421–442. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i2p421-442

Número

Sección

Artigos Teóricos