Impacto de las Teorías de la Conspiración en tiempos de COVID-19

Una Revisión de la Literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i1p51-66

Palabras clave:

Impacto, creencias, teorías de la conspiración, pandemia, COVID-19

Resumen

En la coyuntura actual, la COVID-19 representa una seria amenaza para el bienestar físico y psicológico de la comunidad global. El nuevo coronavirus (SARS-COV-2) tiene un alto potencial de transmisión, en este sentido, los lineamientos de la Organización Mundial de la Salud para reducir su proliferación involucran medidas sanitarias y acciones de aislamiento social. Entre los aspectos psicológicos que pueden afectar las decisiones para cumplir con las acciones de aislamiento social, se puede considerar la creencia en teorías de la conspiración. Considerando la influencia que tales teorías tienen en el comportamiento de las personas, este artículo teórico tuvo como objetivo esbozar el panorama imperante en el estudio de las creencias en las teorías conspirativas en el contexto de la pandemia de COVID-19, así como el impacto que tienen en la salud y la conducta de las personas. En definitiva, el trabajo brinda apoyo para ampliar las discusiones a nivel teórico y para el desarrollo de estudios empíricos considerando la realidad brasileña.

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Biografía del autor/a

Alessandro Teixeira Rezende, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia (2016) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UFPB (2019) e atualmente cursa doutorado pelo mesmo programa. É integrante do núcleo de pesquisa Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS). Possui interesse na área de Fundamentos e Medidas em Psicologia (Psicometria: elaboração, adaptação e validação de instrumentos psicológicos), metodologia de análise de dados (quantitativa e qualitativa), Psicologia Social (especialmente no estudo dos valores humanos, crenças e preconceito sexual) e Avaliação Psicológica (formação, atuação e ensino).

Jailson Santana Carneiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE - UAST). É mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Marketing e Sociedade, graduado em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), e membro do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC - UFCA) e do Grupo de Estudos em Ciência e Análise de Dados em Administração (ESCADA), ambos certificados pelo CNPq. Tem interesse nas áreas de Marketing (Marketing Social, Comportamento do Consumidor), Ensino e Pesquisa em Administração, e Métodos Quantitativos aplicados à Administração.

Ana Karla Silva Soares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação (2011) e mestrado (2013) em Psicologia e doutorado (2015) em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Fundamentos e Medidas em Psicologia (construção e adaptação de escalas e testes), análise de dados (quantitativos e qualitativos) e Psicologia Social (estruturas sociais). Entre seus principais interesses estão os temas: valores humanos em infantes, pesquisas transculturais, atitudes e comportamentos pró-ambientais, perfeccionismo e procrastinação. Atualmente é professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS - graduação e pós-graduação) e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicometria e Psicologia Social (NPPS - UFMS).

Camilla Vieira de Figueiredo, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação (2018) e mestrado (2020) em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cursando atualmente doutorado em Psicologia Social pela mesma instituição (PPGPS/UFPB). Seus interesses de pesquisa centram-se principalmente nas áreas de Psicologia Social (com ênfase nos estudos sobre preconceito, discriminação sexual e de gênero, relações intergrupais e identidade social), Fundamentos e Medidas em Psicologia (elaboração, adaptação e validação de instrumentos psicológicos), Psicologia Experimental e Análise de dados quantitativos.

Hysla Magalhães de Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Terapia Cognitiva e Comportamental pela Faculdade Latino-Americana de Educação (FLATED) e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Seus principais interesses de pesquisa incluem Psicologia Positiva, Habilidades socioemocionais, Psicologia Social e Construção e validação de instrumentos.

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Publicado

2022-10-24

Cómo citar

Rezende, A. T., Carneiro, J. S., Soares, A. K. S., Figueiredo, C. V. de, & Moura, H. M. de. (2022). Impacto de las Teorías de la Conspiración en tiempos de COVID-19: Una Revisión de la Literatura. Psicologia Revista, 31(1), 51–66. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i1p51-66

Número

Sección

Revisões Críticas da Literatura