O desafio da construção de uma nova psicologia

Autores/as

  • Ana Mercês Bahia Bock

Palabras clave:

Psicologia Social, condição humana, materialismo histórico

Resumen

O presente artigo tem como objetivo contribuir para a construção de uma nova Psicologia: uma Psicologia Sócio-histórica; faz isto analisando criticamente a noção de homem presente na Psicologia, noção está baseada na concepção de natureza humana. O artigo apresenta alguns elementos que devem caracterizar esta nova Psicologia, dando ênfase à concepção de homem baseada na idéia de condição humana. Termina apontando algumas questões, para a Psicologia, a respeito do homem sob o Capitalismo.

Citas

CHARLOT, B. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Horizonte Universitário, 1978.

CARONE, I. De Frankfurt à Budapeste: os paradoxos de uma psicologia de base marxista. Revista de Psicologia, 2(1/2):111-20. São Paulo, USP, 1991.

CROCHIK, J. L. Notas sobre a relação ética-psicologia. Revista Psicologia, Ciência e Profissão, ano 12, n. 2. Brasília, CFP, 1992.

LANE, S. T. M. A psicologia social e uma nova concepção de homem para a psicologia. ln: LANE/CODO (org). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo, Brasiliense, 1984.

LANE, S. T. M. Uma psicologia social baseada no materialismo histórico e dialético: da emoção ao inconsciente. São Paulo (mimeo).

MARX, K. O capital. Livro primeiro, volume 1, capítulos I, II, III e IV. São Paulo, Ditei, 1982.

Publicado

2026-02-13

Cómo citar

Bock, A. M. B. (2026). O desafio da construção de uma nova psicologia. Psicologia Revista, 1(1), 13–18. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/75172

Número

Sección

Artigos