O desafio da construção de uma nova psicologia
Palavras-chave:
Psicologia Social, condição humana, materialismo históricoResumo
O presente artigo tem como objetivo contribuir para a construção de uma nova Psicologia: uma Psicologia Sócio-histórica; faz isto analisando criticamente a noção de homem presente na Psicologia, noção está baseada na concepção de natureza humana. O artigo apresenta alguns elementos que devem caracterizar esta nova Psicologia, dando ênfase à concepção de homem baseada na idéia de condição humana. Termina apontando algumas questões, para a Psicologia, a respeito do homem sob o Capitalismo.
Referências
CHARLOT, B. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Horizonte Universitário, 1978.
CARONE, I. De Frankfurt à Budapeste: os paradoxos de uma psicologia de base marxista. Revista de Psicologia, 2(1/2):111-20. São Paulo, USP, 1991.
CROCHIK, J. L. Notas sobre a relação ética-psicologia. Revista Psicologia, Ciência e Profissão, ano 12, n. 2. Brasília, CFP, 1992.
LANE, S. T. M. A psicologia social e uma nova concepção de homem para a psicologia. ln: LANE/CODO (org). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo, Brasiliense, 1984.
LANE, S. T. M. Uma psicologia social baseada no materialismo histórico e dialético: da emoção ao inconsciente. São Paulo (mimeo).
MARX, K. O capital. Livro primeiro, volume 1, capítulos I, II, III e IV. São Paulo, Ditei, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Ana Mercês Bahia Bock

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.











