AS MOSTRAS DA GALERIA DE FOTOGRAFIA DA FUNARTE
O TRÂNSITO DAS IMAGENS ENTRE AS PÁGINAS DO JORNAL E O CAMPO DAS ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p71-97Palavras-chave:
Mostras de fotografia, Galeria de Fotografia da FUNARTE, Fotodocumentarismo, História e fotografia, Cultura visual dos anos 1970Resumo
Nos anos 1970, no Brasil, o campo da fotografia passava por um processo de reorganização e institucionalização com a criação de novos espaços de trabalho na grande imprensa, formação de agências de fotógrafos, bem como o ingresso da fotografia no campo artístico através de mostras, exposições em museus e em galerias especializadas. Processo que culminou na criação do Núcleo de Fotografia em 1979 e, posteriormente, em sua transformação no Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE (em 1984) para debater e estabelecer políticas públicas para o setor. Neste contexto, pretende-se pensar três das primeiras mostras da Galeria de Fotografia da FUNARTE: Nossa Gente (1979), Classe Média Brasileira (1980) e Visita do Papa ao Brasil (1980).Referências
ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de; WEIS, Luiz. Carro-zero e pau-de-arara: O
cotodiano da oposição de classe média o regime militar. In: SCHWARCZ, Lilia
Moritz (org.). História da vida privada no Brasil 4. Contrastes da intimidade
contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 319-410.
AQUINO, Maria Aparecida. Censura, Imprensa, Estado Autoritário (1968-
. O exercício cotidiano da dominação e da resistência O Estado de São
Paulo e Movimento. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
BAEZA, Pepe. Por una función crítica de la fotografia de prensa. Barcelona:
Gustavo Gilli, 2001.
BLANC, Jessica. Histoire de l’ agence de photographie F4 au Brésil (1979-
. Paris, 2020. Tome I 562 f. Tome II 206 f. Thèse (Doctorat em Histoire de l’
art). Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne.
CAMPANELI, Juliana Okuda. A fotografia documental no museu de arte.
Dissonâncias e consonâncias. São Paulo, 2012. 257 f. Dissertação (Mestrado
Programa de Interunidades de Estética e História da Arte). Universidade de
São Paulo.
COELHO, Maria Beatriz R. Imagens da nação: brasileiros na
fotodocumentação de 1940 até o final do século XX. Belo Horizonte: UFMG,
COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência
do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do
Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v.16. n.2, p. 131-173, jul.-
dez. 2008.
FICO, Carlos; FEREIRA, Marieta de Moraes; ARAÚJO, Maria Paula; QUADRAT,
Samantha Viz (orgs.). Ditadura e Democracia na América Latina. Balanço
Histórico e Perspectivas. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
FUNARTE. Classe Média Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE, 1980, s/p.
(Catálogo)
FUNARTE. Visita do Papa ao Brasil. Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE, 1980, s/p.
(Catálogo)
FUNARTE. Nossa Gente, 2ª. ed., Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE, 1981, s/p.
(Catálogo).
FUNARTE. Relatório de atividades 79/80. Rio de Janeiro: Funarte, [1981].
Disponível em: http://sites.funarte.gov.br/vozessp/wpcontent/uploads/2017/09/Relat%C3%B3rio-de-atividades-1979-80.pdf
Acessado: 24/05/2020.
FUNARTE. Proposta para uma política nacional da fotografia. Rio de Janeiro:
Ministério da Cultura; MEC/FUNARTE, 1986.
GERVAIS, Thierry; MOREL, Gäelle. De la prensa ilustrada a los modernos
medios de comunicación. In: POIVERT, Michel; GUNTHERT, Andre. El arte de
la fotografia: de los orígenes a la actualidad. Barcelona: Lundwerg, 2009. p.
-355
QUIJADA, Gonzalo Leiva. Multitudes en Sombras. Santiago de Chile: Ocho
Libros Ediotres, 2008.
LUGON, Olivier. Le style documentaire. D´Auguste Sander à Walker Evans,
-1945. 3 ed. Paris: Editions Macula, 2001.
LUGON, Olivier. L’esthétique du document...1890-2000: Le réel sous toutes ses
formes. In: GUNTHERT, André; POIVERT, Michel. L’art de la Photographie. Des
origens à nos jours. Paris: Citadelles, 2007. p. 357-422.
MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja. Fotografia no Brasil: um olhar das
origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Arte,
(História Visual), 2004.
MAUAD, Ana M.; LOUZADA, Silvana; SOUZA JÚNIOR, Luciano G. Anos 1980,
afirmação de uma fotografia brasileira. In: QUADRAT, Samantha Viz (org.). Não
foi tempo perdido. Os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: FAPERJ; 7 Letras,
, p.186-209.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, José
de Souza; ECKERT, Cornelia; NOVAES, Sylvia Caiuby (orgs.). O imaginário e o
poético nas Ciências Sociais. São Paulo: EDUSC, 2005. p. 33-56.
MONTEIRO, Charles. El campo de a Fotografía y las imágenes del Brasil em los
años 1970-80: Entre el fotoperiodismo y la fotografía documental. Artelogie.
n. 7, abr. 2015.
MONTEIRO, Charles. História e Fotojornalismo: reflexões sobre o conceito e a
pesquisa na área. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 64
‐ 89. jan./abr. 2016.
MOREL, Gaëlle. Le photoreportage d´auteur. L´institution culturelle de la
photographie em France depuis les années 1970. Paris: Editions CNRS, 2006.
MOREL, Gaëlle. Esthétique de l´auteur. Signes subjetifs ou retrait
documentaire? In: MOREL, Gaëlle. (Org.). Photojournalisme et Art
contemporain: les derniers tableaux. Paris: Éditions des Archives
Contemporaines, 2008. p. 101-113.
MUNTEAL, Oswaldo. GRANDI, Larissa. A imprensa na História do Brasil:
fotojornalismo no século XX. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2005.
PEREIRA, Luis Humberto Martins. Fotografia: Universos e Arrabaldes. Rio de
janeiro: FUNARTE/Nucleo de Fotografia, 1983.
POIVERT, Michel; GUNTHERT, Andre. L´art de la photographie. Paris:
Citadelles & Mazenod, 2007.
POIVERT, Michel. De l’ image imprimée à l’image exposée: La photographie
de reportage et le “mythe de l’ exposition” In: MOREL, Gaëlle. (rg.).
Photojournalisme et Art contemporain: les derniers tableaux. Paris: Éditions
des Archives Contemporaines, 2008. p. 87-100.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São
Paulo: SENAC, 2009.
SANTAGADA, Salvatore. A situação social do Brasil nos anos 1980. In:
FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATISTICA. Indicadores Econômicos FEE,
vo.7 n. 4, 1990, p. 121-143.
SANTOS, Ana Carolina Lima. Sobre essa tal de fotografia latinoamericana: uma
análise do processo de demarcação de uma suposta essência fotográfica
latina. In: Anais Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares
da Comunicação. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação –
Manaus, AM – 4 a 7/9/2013. p. 1-11. Disponível em:
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-0935-1.pdf
Acesso em: 20/3/2021.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental.
Chapecó: Argos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
VEJA, 22 de agosto de 1979, P. 107.
ZERWES, Erika; COSTA, Eduardo A. Los Coloquios Latinoamericanos de
Fotografía y la institucionalización de una fotografía brasileña. In: Revista de
Estudios Brasileños, segundo semestre, 2017, vol. 4 – No. 8, p. 145-159.
ZERWES, Erika. As famílias dos homens. Os trânsitos do humanismo na
fotografia internacional e brasileira. In: Estudos Ibero-Americanos, Porto
Alegre, v. 44, n. 1, p. 149-161, jan.-abr. 2018. Disponível em:
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view
/26642/16686 Acesso: 20/3/2021. http://dx.doi.org/10.15448/1980-
X.2018.1.26642
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.