AS MOSTRAS DA GALERIA DE FOTOGRAFIA DA FUNARTE

O TRÂNSITO DAS IMAGENS ENTRE AS PÁGINAS DO JORNAL E O CAMPO DAS ARTES VISUAIS

Autores

  • Charles Monteiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p71-97

Palavras-chave:

Mostras de fotografia, Galeria de Fotografia da FUNARTE, Fotodocumentarismo, História e fotografia, Cultura visual dos anos 1970

Resumo

Nos anos 1970, no Brasil, o campo da fotografia passava por um processo de reorganização e institucionalização com a criação de novos espaços de trabalho na grande imprensa, formação de agências de fotógrafos, bem como o ingresso da fotografia no campo artístico através de mostras, exposições em museus e em galerias especializadas. Processo que culminou na criação do Núcleo de Fotografia em 1979 e, posteriormente, em sua transformação no Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE (em 1984) para debater e estabelecer políticas públicas para o setor.  Neste contexto, pretende-se pensar três das primeiras mostras da Galeria de Fotografia da FUNARTE: Nossa Gente (1979), Classe Média Brasileira (1980) e Visita do Papa ao Brasil (1980).

Biografia do Autor

Charles Monteiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, PUCRS

Professor Adjunto de História no PPGH PUC-RS

Pós-Doutorado em História Social e Cultural da Arte (U. Paris 1 - Panthéon Sorbonne)

Doutor em História Social (PUC-SP, 2001)

Mestre em História do BRasil (PUC-RS, 1992)

Licenciado em História (PUCRS, 1990)

Referências

ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de; WEIS, Luiz. Carro-zero e pau-de-arara: O

cotodiano da oposição de classe média o regime militar. In: SCHWARCZ, Lilia

Moritz (org.). História da vida privada no Brasil 4. Contrastes da intimidade

contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 319-410.

AQUINO, Maria Aparecida. Censura, Imprensa, Estado Autoritário (1968-

. O exercício cotidiano da dominação e da resistência O Estado de São

Paulo e Movimento. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

BAEZA, Pepe. Por una función crítica de la fotografia de prensa. Barcelona:

Gustavo Gilli, 2001.

BLANC, Jessica. Histoire de l’ agence de photographie F4 au Brésil (1979-

. Paris, 2020. Tome I 562 f. Tome II 206 f. Thèse (Doctorat em Histoire de l’

art). Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne.

CAMPANELI, Juliana Okuda. A fotografia documental no museu de arte.

Dissonâncias e consonâncias. São Paulo, 2012. 257 f. Dissertação (Mestrado

Programa de Interunidades de Estética e História da Arte). Universidade de

São Paulo.

COELHO, Maria Beatriz R. Imagens da nação: brasileiros na

fotodocumentação de 1940 até o final do século XX. Belo Horizonte: UFMG,

COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência

do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do

Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v.16. n.2, p. 131-173, jul.-

dez. 2008.

FICO, Carlos; FEREIRA, Marieta de Moraes; ARAÚJO, Maria Paula; QUADRAT,

Samantha Viz (orgs.). Ditadura e Democracia na América Latina. Balanço

Histórico e Perspectivas. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

FUNARTE. Classe Média Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE, 1980, s/p.

(Catálogo)

FUNARTE. Visita do Papa ao Brasil. Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE, 1980, s/p.

(Catálogo)

FUNARTE. Nossa Gente, 2ª. ed., Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE, 1981, s/p.

(Catálogo).

FUNARTE. Relatório de atividades 79/80. Rio de Janeiro: Funarte, [1981].

Disponível em: http://sites.funarte.gov.br/vozessp/wpcontent/uploads/2017/09/Relat%C3%B3rio-de-atividades-1979-80.pdf

Acessado: 24/05/2020.

FUNARTE. Proposta para uma política nacional da fotografia. Rio de Janeiro:

Ministério da Cultura; MEC/FUNARTE, 1986.

GERVAIS, Thierry; MOREL, Gäelle. De la prensa ilustrada a los modernos

medios de comunicación. In: POIVERT, Michel; GUNTHERT, Andre. El arte de

la fotografia: de los orígenes a la actualidad. Barcelona: Lundwerg, 2009. p.

-355

QUIJADA, Gonzalo Leiva. Multitudes en Sombras. Santiago de Chile: Ocho

Libros Ediotres, 2008.

LUGON, Olivier. Le style documentaire. D´Auguste Sander à Walker Evans,

-1945. 3 ed. Paris: Editions Macula, 2001.

LUGON, Olivier. L’esthétique du document...1890-2000: Le réel sous toutes ses

formes. In: GUNTHERT, André; POIVERT, Michel. L’art de la Photographie. Des

origens à nos jours. Paris: Citadelles, 2007. p. 357-422.

MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja. Fotografia no Brasil: um olhar das

origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Arte,

(História Visual), 2004.

MAUAD, Ana M.; LOUZADA, Silvana; SOUZA JÚNIOR, Luciano G. Anos 1980,

afirmação de uma fotografia brasileira. In: QUADRAT, Samantha Viz (org.). Não

foi tempo perdido. Os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: FAPERJ; 7 Letras,

, p.186-209.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, José

de Souza; ECKERT, Cornelia; NOVAES, Sylvia Caiuby (orgs.). O imaginário e o

poético nas Ciências Sociais. São Paulo: EDUSC, 2005. p. 33-56.

MONTEIRO, Charles. El campo de a Fotografía y las imágenes del Brasil em los

años 1970-80: Entre el fotoperiodismo y la fotografía documental. Artelogie.

n. 7, abr. 2015.

MONTEIRO, Charles. História e Fotojornalismo: reflexões sobre o conceito e a

pesquisa na área. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 64

‐ 89. jan./abr. 2016.

MOREL, Gaëlle. Le photoreportage d´auteur. L´institution culturelle de la

photographie em France depuis les années 1970. Paris: Editions CNRS, 2006.

MOREL, Gaëlle. Esthétique de l´auteur. Signes subjetifs ou retrait

documentaire? In: MOREL, Gaëlle. (Org.). Photojournalisme et Art

contemporain: les derniers tableaux. Paris: Éditions des Archives

Contemporaines, 2008. p. 101-113.

MUNTEAL, Oswaldo. GRANDI, Larissa. A imprensa na História do Brasil:

fotojornalismo no século XX. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2005.

PEREIRA, Luis Humberto Martins. Fotografia: Universos e Arrabaldes. Rio de

janeiro: FUNARTE/Nucleo de Fotografia, 1983.

POIVERT, Michel; GUNTHERT, Andre. L´art de la photographie. Paris:

Citadelles & Mazenod, 2007.

POIVERT, Michel. De l’ image imprimée à l’image exposée: La photographie

de reportage et le “mythe de l’ exposition” In: MOREL, Gaëlle. (rg.).

Photojournalisme et Art contemporain: les derniers tableaux. Paris: Éditions

des Archives Contemporaines, 2008. p. 87-100.

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São

Paulo: SENAC, 2009.

SANTAGADA, Salvatore. A situação social do Brasil nos anos 1980. In:

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATISTICA. Indicadores Econômicos FEE,

vo.7 n. 4, 1990, p. 121-143.

SANTOS, Ana Carolina Lima. Sobre essa tal de fotografia latinoamericana: uma

análise do processo de demarcação de uma suposta essência fotográfica

latina. In: Anais Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares

da Comunicação. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação –

Manaus, AM – 4 a 7/9/2013. p. 1-11. Disponível em:

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-0935-1.pdf

Acesso em: 20/3/2021.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental.

Chapecó: Argos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

VEJA, 22 de agosto de 1979, P. 107.

ZERWES, Erika; COSTA, Eduardo A. Los Coloquios Latinoamericanos de

Fotografía y la institucionalización de una fotografía brasileña. In: Revista de

Estudios Brasileños, segundo semestre, 2017, vol. 4 – No. 8, p. 145-159.

ZERWES, Erika. As famílias dos homens. Os trânsitos do humanismo na

fotografia internacional e brasileira. In: Estudos Ibero-Americanos, Porto

Alegre, v. 44, n. 1, p. 149-161, jan.-abr. 2018. Disponível em:

https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view

/26642/16686 Acesso: 20/3/2021. http://dx.doi.org/10.15448/1980-

X.2018.1.26642

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Monteiro, C. (2021). AS MOSTRAS DA GALERIA DE FOTOGRAFIA DA FUNARTE: O TRÂNSITO DAS IMAGENS ENTRE AS PÁGINAS DO JORNAL E O CAMPO DAS ARTES VISUAIS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 71, 71–97. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p71-97