AS MOSTRAS DA GALERIA DE FOTOGRAFIA DA FUNARTE

O TRÂNSITO DAS IMAGENS ENTRE AS PÁGINAS DO JORNAL E O CAMPO DAS ARTES VISUAIS

Autores/as

  • Charles Monteiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p71-97

Palabras clave:

Mostras de fotografia, Galeria de Fotografia da FUNARTE, Fotodocumentarismo, História e fotografia, Cultura visual dos anos 1970

Resumen

Nos anos 1970, no Brasil, o campo da fotografia passava por um processo de reorganização e institucionalização com a criação de novos espaços de trabalho na grande imprensa, formação de agências de fotógrafos, bem como o ingresso da fotografia no campo artístico através de mostras, exposições em museus e em galerias especializadas. Processo que culminou na criação do Núcleo de Fotografia em 1979 e, posteriormente, em sua transformação no Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE (em 1984) para debater e estabelecer políticas públicas para o setor.  Neste contexto, pretende-se pensar três das primeiras mostras da Galeria de Fotografia da FUNARTE: Nossa Gente (1979), Classe Média Brasileira (1980) e Visita do Papa ao Brasil (1980).

Biografía del autor/a

Charles Monteiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, PUCRS

Professor Adjunto de História no PPGH PUC-RS

Pós-Doutorado em História Social e Cultural da Arte (U. Paris 1 - Panthéon Sorbonne)

Doutor em História Social (PUC-SP, 2001)

Mestre em História do BRasil (PUC-RS, 1992)

Licenciado em História (PUCRS, 1990)

Citas

ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de; WEIS, Luiz. Carro-zero e pau-de-arara: O

cotodiano da oposição de classe média o regime militar. In: SCHWARCZ, Lilia

Moritz (org.). História da vida privada no Brasil 4. Contrastes da intimidade

contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 319-410.

AQUINO, Maria Aparecida. Censura, Imprensa, Estado Autoritário (1968-

. O exercício cotidiano da dominação e da resistência O Estado de São

Paulo e Movimento. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

BAEZA, Pepe. Por una función crítica de la fotografia de prensa. Barcelona:

Gustavo Gilli, 2001.

BLANC, Jessica. Histoire de l’ agence de photographie F4 au Brésil (1979-

. Paris, 2020. Tome I 562 f. Tome II 206 f. Thèse (Doctorat em Histoire de l’

art). Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne.

CAMPANELI, Juliana Okuda. A fotografia documental no museu de arte.

Dissonâncias e consonâncias. São Paulo, 2012. 257 f. Dissertação (Mestrado

Programa de Interunidades de Estética e História da Arte). Universidade de

São Paulo.

COELHO, Maria Beatriz R. Imagens da nação: brasileiros na

fotodocumentação de 1940 até o final do século XX. Belo Horizonte: UFMG,

COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência

do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do

Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v.16. n.2, p. 131-173, jul.-

dez. 2008.

FICO, Carlos; FEREIRA, Marieta de Moraes; ARAÚJO, Maria Paula; QUADRAT,

Samantha Viz (orgs.). Ditadura e Democracia na América Latina. Balanço

Histórico e Perspectivas. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

FUNARTE. Classe Média Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE, 1980, s/p.

(Catálogo)

FUNARTE. Visita do Papa ao Brasil. Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE, 1980, s/p.

(Catálogo)

FUNARTE. Nossa Gente, 2ª. ed., Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE, 1981, s/p.

(Catálogo).

FUNARTE. Relatório de atividades 79/80. Rio de Janeiro: Funarte, [1981].

Disponível em: http://sites.funarte.gov.br/vozessp/wpcontent/uploads/2017/09/Relat%C3%B3rio-de-atividades-1979-80.pdf

Acessado: 24/05/2020.

FUNARTE. Proposta para uma política nacional da fotografia. Rio de Janeiro:

Ministério da Cultura; MEC/FUNARTE, 1986.

GERVAIS, Thierry; MOREL, Gäelle. De la prensa ilustrada a los modernos

medios de comunicación. In: POIVERT, Michel; GUNTHERT, Andre. El arte de

la fotografia: de los orígenes a la actualidad. Barcelona: Lundwerg, 2009. p.

-355

QUIJADA, Gonzalo Leiva. Multitudes en Sombras. Santiago de Chile: Ocho

Libros Ediotres, 2008.

LUGON, Olivier. Le style documentaire. D´Auguste Sander à Walker Evans,

-1945. 3 ed. Paris: Editions Macula, 2001.

LUGON, Olivier. L’esthétique du document...1890-2000: Le réel sous toutes ses

formes. In: GUNTHERT, André; POIVERT, Michel. L’art de la Photographie. Des

origens à nos jours. Paris: Citadelles, 2007. p. 357-422.

MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja. Fotografia no Brasil: um olhar das

origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Arte,

(História Visual), 2004.

MAUAD, Ana M.; LOUZADA, Silvana; SOUZA JÚNIOR, Luciano G. Anos 1980,

afirmação de uma fotografia brasileira. In: QUADRAT, Samantha Viz (org.). Não

foi tempo perdido. Os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: FAPERJ; 7 Letras,

, p.186-209.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, José

de Souza; ECKERT, Cornelia; NOVAES, Sylvia Caiuby (orgs.). O imaginário e o

poético nas Ciências Sociais. São Paulo: EDUSC, 2005. p. 33-56.

MONTEIRO, Charles. El campo de a Fotografía y las imágenes del Brasil em los

años 1970-80: Entre el fotoperiodismo y la fotografía documental. Artelogie.

n. 7, abr. 2015.

MONTEIRO, Charles. História e Fotojornalismo: reflexões sobre o conceito e a

pesquisa na área. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 64

‐ 89. jan./abr. 2016.

MOREL, Gaëlle. Le photoreportage d´auteur. L´institution culturelle de la

photographie em France depuis les années 1970. Paris: Editions CNRS, 2006.

MOREL, Gaëlle. Esthétique de l´auteur. Signes subjetifs ou retrait

documentaire? In: MOREL, Gaëlle. (Org.). Photojournalisme et Art

contemporain: les derniers tableaux. Paris: Éditions des Archives

Contemporaines, 2008. p. 101-113.

MUNTEAL, Oswaldo. GRANDI, Larissa. A imprensa na História do Brasil:

fotojornalismo no século XX. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2005.

PEREIRA, Luis Humberto Martins. Fotografia: Universos e Arrabaldes. Rio de

janeiro: FUNARTE/Nucleo de Fotografia, 1983.

POIVERT, Michel; GUNTHERT, Andre. L´art de la photographie. Paris:

Citadelles & Mazenod, 2007.

POIVERT, Michel. De l’ image imprimée à l’image exposée: La photographie

de reportage et le “mythe de l’ exposition” In: MOREL, Gaëlle. (rg.).

Photojournalisme et Art contemporain: les derniers tableaux. Paris: Éditions

des Archives Contemporaines, 2008. p. 87-100.

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São

Paulo: SENAC, 2009.

SANTAGADA, Salvatore. A situação social do Brasil nos anos 1980. In:

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATISTICA. Indicadores Econômicos FEE,

vo.7 n. 4, 1990, p. 121-143.

SANTOS, Ana Carolina Lima. Sobre essa tal de fotografia latinoamericana: uma

análise do processo de demarcação de uma suposta essência fotográfica

latina. In: Anais Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares

da Comunicação. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação –

Manaus, AM – 4 a 7/9/2013. p. 1-11. Disponível em:

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-0935-1.pdf

Acesso em: 20/3/2021.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental.

Chapecó: Argos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

VEJA, 22 de agosto de 1979, P. 107.

ZERWES, Erika; COSTA, Eduardo A. Los Coloquios Latinoamericanos de

Fotografía y la institucionalización de una fotografía brasileña. In: Revista de

Estudios Brasileños, segundo semestre, 2017, vol. 4 – No. 8, p. 145-159.

ZERWES, Erika. As famílias dos homens. Os trânsitos do humanismo na

fotografia internacional e brasileira. In: Estudos Ibero-Americanos, Porto

Alegre, v. 44, n. 1, p. 149-161, jan.-abr. 2018. Disponível em:

https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view

/26642/16686 Acesso: 20/3/2021. http://dx.doi.org/10.15448/1980-

X.2018.1.26642

Publicado

2021-09-01

Cómo citar

Monteiro, C. (2021). AS MOSTRAS DA GALERIA DE FOTOGRAFIA DA FUNARTE: O TRÂNSITO DAS IMAGENS ENTRE AS PÁGINAS DO JORNAL E O CAMPO DAS ARTES VISUAIS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 71, 71–97. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p71-97