AS MOSTRAS DA GALERIA DE FOTOGRAFIA DA FUNARTE

O TRÂNSITO DAS IMAGENS ENTRE AS PÁGINAS DO JORNAL E O CAMPO DAS ARTES VISUAIS

Auteurs

  • Charles Monteiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, PUCRS

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p71-97

Mots-clés :

Mostras de fotografia, Galeria de Fotografia da FUNARTE, Fotodocumentarismo, História e fotografia, Cultura visual dos anos 1970

Résumé

Nos anos 1970, no Brasil, o campo da fotografia passava por um processo de reorganização e institucionalização com a criação de novos espaços de trabalho na grande imprensa, formação de agências de fotógrafos, bem como o ingresso da fotografia no campo artístico através de mostras, exposições em museus e em galerias especializadas. Processo que culminou na criação do Núcleo de Fotografia em 1979 e, posteriormente, em sua transformação no Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE (em 1984) para debater e estabelecer políticas públicas para o setor.  Neste contexto, pretende-se pensar três das primeiras mostras da Galeria de Fotografia da FUNARTE: Nossa Gente (1979), Classe Média Brasileira (1980) e Visita do Papa ao Brasil (1980).

Biographie de l'auteur

Charles Monteiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, PUCRS

Professor Adjunto de História no PPGH PUC-RS

Pós-Doutorado em História Social e Cultural da Arte (U. Paris 1 - Panthéon Sorbonne)

Doutor em História Social (PUC-SP, 2001)

Mestre em História do BRasil (PUC-RS, 1992)

Licenciado em História (PUCRS, 1990)

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Publiée

2021-09-01

Comment citer

Monteiro, C. (2021). AS MOSTRAS DA GALERIA DE FOTOGRAFIA DA FUNARTE: O TRÂNSITO DAS IMAGENS ENTRE AS PÁGINAS DO JORNAL E O CAMPO DAS ARTES VISUAIS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 71, 71–97. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p71-97