Knowledge and science from renaissance to our days

A long term reading

Authors

  • Dominique Pestre École des Hautes Études en Sciences Sociales

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v75p5-33

Keywords:

Sciences, Sciences Studies, Knowledge, History, Technique

Abstract

O presente texto é uma conclusão geral da História das ciências e dos saberes, publicado em três volumes em Paris, em 2015, sob minha direção. Esta História reagrupa textos de mais de 60 autores (as) e não toma a ciência como algo evidente e dado, como uma realidade trans histórica, como uma categoria não problemática e fechada. Visa, ao contrário, reinserir a extrema variedade de saberes e práticas, sejam elas científicas e técnicas, militares ou imperiais, assim como as práticas e saberes artesanais e populares. Procura inseri-los nas suas inscrições sociais e , teque irrigam, no governo dos homens e das coisas, indo do mais local ao global e imperial. E, o mais importante, de acordo com o que nos ensina o “Science Studies”, esta História pensa em casos, a partir de análises profundas de situações, única forma de descrever o entrelaçamento dos saberes, dos fazeres, dos artefatos, das técnicas, da guerra, do social e do político. O texto que segue tenta fazer um retorno reflexivo sobre esta História das ciências e dos saberes, tenta tirar dela, conclusões de longo termo, propor algumas lições que se poderia inferir sobre os acontecimentos dos últimos séculos. Certamente que não é nem pode ser definitivo mas oferece oito grandes hipóteses que podem contribuir para pensar o passado do nosso presente.

References

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Published

2022-12-15

How to Cite

Pestre, D. (2022). Knowledge and science from renaissance to our days: A long term reading. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 75, 5–33. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2022v75p5-33