História e pedagogia em "lógica oral" : Hall e o "espetáculo do outro"

Autores/as

  • Maria Antonieta Antonacci Departamento de História e do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC/SP

Palabras clave:

lutas culturais, lógica oral, “drama do saber”, ritmo, visualidade

Resumen

Acompanhando virada cultural em termos de discussões levantadas no âmbito de estudos culturais em direção a questões pós-coloniais, esse ensaio abre diálogos com reflexões voltadas à “lógica do oral” em culturas africanas constituídas em torno a formas e meios de expressão e comunicação em regimes de oralidade. Sondando a produção e transmissão de saberes e mensagens sob dinâmicas orais, levanta abordagens históricas e pedagógicas no intertextual da “palavra viva”, abrindo a perspectivas de trabalhar narrativas históricas e práticas pedagógicas em performances.

Publicado

2016-10-13

Cómo citar

Antonacci, M. A. (2016). História e pedagogia em "lógica oral" : Hall e o "espetáculo do outro". Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 56. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/30002

Número

Sección

Artigos livres