Médicos e publicidade

Quando a profissão chancela diversos produtos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v84p293-321

Palabras clave:

Médicos, Publicidade, Saúde, Consumo

Resumen

A década de 1950 representou para o Brasil um período de busca por desenvolvimento e modernização. O país vivia então tempos de profundas mudanças no âmbito político e social, com grandes implicações nos hábitos cotidianos e de consumo praticados pela população. Alguns profissionais liberais se destacavam nesse contexto, como foi o caso dos médicos, ancorados pelos significativos avanços da medicina. Neste artigo buscamos demonstrar a força da chancela de médicos e profissionais da saúde nos mais diversos anúncios de produtos. Para tal análise foram utilizadas as revistas O Cruzeiro e Manchete da década de 1950. Neste sentido, a ciência e a tecnologia, além dos anúncios dos mais diversos aparelhos domésticos se utilizam da imagem ilibada de médicos para alavancar suas vendas.

Biografía del autor/a

Elizabete Mayumy Kobayashi, Universidade do Vale do Paraíba

Doutora em História das Ciências e da Saúde (Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz/RJ). Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali, Universidade do Vale do Paraíba

Pós-Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Mestre em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IGE/Unicamp). Graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

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Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Kobayashi, E. M., & Papali, M. A. C. R. (2025). Médicos e publicidade: Quando a profissão chancela diversos produtos. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 84, 293–321. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v84p293-321