Médicos e publicidade

Quando a profissão chancela diversos produtos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v84p293-321

Palavras-chave:

Médicos, Publicidade, Saúde, Consumo

Resumo

A década de 1950 representou para o Brasil um período de busca por desenvolvimento e modernização. O país vivia então tempos de profundas mudanças no âmbito político e social, com grandes implicações nos hábitos cotidianos e de consumo praticados pela população. Alguns profissionais liberais se destacavam nesse contexto, como foi o caso dos médicos, ancorados pelos significativos avanços da medicina. Neste artigo buscamos demonstrar a força da chancela de médicos e profissionais da saúde nos mais diversos anúncios de produtos. Para tal análise foram utilizadas as revistas O Cruzeiro e Manchete da década de 1950. Neste sentido, a ciência e a tecnologia, além dos anúncios dos mais diversos aparelhos domésticos se utilizam da imagem ilibada de médicos para alavancar suas vendas.

Biografia do Autor

Elizabete Mayumy Kobayashi, Universidade do Vale do Paraíba

Doutora em História das Ciências e da Saúde (Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz/RJ). Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali, Universidade do Vale do Paraíba

Pós-Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Mestre em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IGE/Unicamp). Graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

Referências

ACCIOLY NETO, A. O império de papel – os bastidores de O Cruzeiro. Porto Alegre: Sulina, 1998.

BAHIA, B. J. História, jornal e técnica: história da imprensa brasileira. Vol. 1. 5ª.ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.

BALINT, M. O médico, seu paciente e a doença. Rio de Janeiro: Atheneu, 1988.

BARRETO, I. F. Tabaco: a construção das políticas de controle sobre seu consumo no Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.25, n.3, jul.-set. 2018, p.797-815.

BRANDÃO, D. Assim se combate o câncer. Manchete, n. 8612 dez. 1953, p. 24-26.

BUENO, E.; TAITELBAUM, P. Vendendo saúde: a história da propaganda de medicamentos no Brasil. Brasília: Anvisa, s.d.

CORBIN, A. Saberes e odores: O olfato e o imaginário nos séculos dezoito e dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

CRUZEIRO, O. Disponível em https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/CRUZEIRO%20O%20(DHBB).pdf. Acesso:12/04/2025.

FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. Trad. Roberto Machado. 5ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

GARDNER, M. N.; BRANDT, A. M. “The doctors’ choice is America’s choice”: The physician in US Cigarette Advertisements, 1930-1953. American Journal of Public Health, n. 2, vol. 96. Fev. 2006. P. 222-232.

GASPAR, C. Depois da penicilina, uma nova maravilha em comprimido. O Cruzeiro, n. 13, 13 ago. 1955, p. 16-18.

KOBAYASHI, E. M. Higiene e consumo: novas sensibilidades para um Brasil Moderno (décadas de 1940 a 1960). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil, 2012.

KOBAYASHI, E. M.; HOCHMAN, G. O “CC” e a patologização do natural: higiene, publicidade e modernização no Brasil pós-Segunda Guerra Mundial. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. sér. v. 23. n. 1. p. 67-89. Jan-jun. 2015. Disponível em https://www.scielo.br/j/anaismp/a/zsRZrznx7FD7vdHzc6Zzh3v/?format=pdf&lang=pt. Acesso:15 abr. 2025.

KOBAYASHI, E. M.; HOCHMAN, G. De patológicos a higiênicos: os lares modernos e a imprensa no Brasil pós-Segunda Guerra Mundial. Interface. Botucatu. N. 20 (50). 2016. p. 967-979. Disponível em https://www.scielo.br/j/icse/a/JRrKsZp9Z5xP7zdprFxGW5s/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 30 jun. 2025.

HOCHMAN, G. “O Brasil não é só doença”: o programa de saúde pública de Juscelino Kubitschek. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, supl.1, jul. 2009, p.313-331.

LUM, K. L.; POLANSKY, J. R.; JACKLER, R. K.; GLANTZ, S. A. Signed, sealed and delivered: ‘‘big tobacco’’ in Hollywood, 1927–1951. Tobacco Control 2008;17: 313–323. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/23281775_Signed_sealed_and_delivered_Big_tobacco_in_Hollywood_1927-1951. Acesso: 17 jun. 2025.

MELLO, J. M. C. de.; NOVAIS, F. A. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. (Coord. Fernando A. Novais; Org. Lilia Moritz Schwarcz). São Paulo: Companhia das Letras, 1998. pp. 559-658.

NEGREIROS, J. Já pode o homem viver com órgãos artificiais. Manchete, Rio de Janeiro, n. 332, 30 ago. 1958. pp. 30-37.

PEREIRA, J. S. História da Pediatria no Brasil de final do século XIX a meados do século XX. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2006.

PEREIRA NETO, A. de F. Ser médico no Brasil: o presente no passado. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001.

QUEIROZ, R. Os milagres da Medicina. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, n. 43, 09 ago. 1952.

REZENDE JÚNIOR, G. C. Impacto das campanhas publicitárias contra o tabagismo no comportamento do consumidor. Dissertação (Mestrado em Publicidade e Marketing) - Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal, 2013.

SA, E. F. de; RIBEIRO, B. de O. L. Assistir e educar: o Departamento Nacional da Criança e suas ações em Cuiabá-MT (1940-1948). Acta Educ., Maringá, v. 46, n. 1, e69040, 2024. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100421&lng=pt&nrm=iso . Acesso:03 jun. 2025.

SASAKI, S. Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960. II Seminário Nacional de Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. 07 a 10 novembro 2011. Disponível em http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/riufcg/34817/CONSUMINDO%20DISCURSOS%20-%20ALINHAVOS%20-%20II%20SEMIN%C3%81RIO%20NACIONAL%20DE%20FONTES%20HIST%C3%93RICAS%20GT%203%202011.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 11 jun. 2025.

SLATER, D. Cultura do consumo & modernidade. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Nobel, 2002.

TONIOSSO, J. P. Darcy Evangelista: da medicina à imprensa, teatro e cinema. Gazeta de Bebedouro, Bebedouro (SP), 01 jun. 2022, s.p. Disponível em https://gazetadebebedouro.com.br/darcy-evangelista-da-medicina-a-imprensa-teatro-e-cinema/. Acesso: 03 jun. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Kobayashi, E. M., & Papali, M. A. C. R. (2025). Médicos e publicidade: Quando a profissão chancela diversos produtos. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 84, 293–321. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2025v84p293-321