Deepfake e as consequências sociais da mecanização da desconfiança

Autores

  • Lucia Santaella Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Marcelo de Mattos Salgado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2021i23p90-103

Palavras-chave:

Deepfake, Inteligência Artificial, Confiança, Controle, Redes digitais

Resumo

O artigo tem origem em trabalhos anteriores que analisaram a crise de confiança na sociedade e como esta seria paradoxalmente impulsionada, em parte, por avanços como o blockchain, tecnologia de segurança baseada em algoritmos de Inteligência Artificial. Ao mecanizar a confiança, o blockchain paradoxalmente reduz sua importância ou até torna a mesma desnecessária como elemento dos laços entre duas partes humanas. Tal inovação contribui para mudar gradualmente a dinâmica do sistema social da confiança interpessoal para uma sociedade do controle, ao substituir a confiança entre indivíduos por tecnologias de segurança e concentração de dados nas mãos de poucos – em particular, as big techs e burocracias estatais. Já a deepfake é uma manipulação audiovisual que também se baseia na contemporânea tecnologia algorítmica do deep learning e do machine learning. No entanto, o objetivo da deepfake é criar representações e percepções alternativas – e propositadamente falsas – da realidade, efetivamente mecanizando a desconfiança entre seres humanos. Este texto procura avaliar, desde o trabalho anterior, as consequências do deepfake para as relações humanas e a sociedade no contexto da crise de confiança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucia Santaella, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Lucia Santaella é pesquisadora 1A do CNPq, professora titular da PUC-SP. Publicou 51 livros e organizou 24, além da publicação de mais de 400 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011 e 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

Marcelo de Mattos Salgado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Marcelo de Mattos Salgado é doutorando na PUC-SP (TIDD), jornalista e professor. Estuda o aumento da polarização nas redes digitais desde 2016.

Referências

BECKER, Lawrence. Trust as noncognitive security about motives. Ethics, Chicago, v. 107, p. 43-61, 1996.

BRENAN, Megan. Americans remain distrustful of mass media. Gallup. Politics, September 30, 2020. Disponível em: news.gallup.com/poll/321116/americans-remain-distrustful-mass-media.aspx. 2020. Acesso em: 29 abr. 2021.

D’CRUZ, Jason. Trust and distrust. In: SIMON, Judith (ed.). The Routledge handbook of trust and philosophy. London: Routledge, 2020, p. 41-51.

EDELMAN Trust Barometer 2021. Disponível em: edelman.com/ sites/g/files/aatuss191/files/2021-01/2021-edelman-trust-barometer.pdf. 2021. Acesso em: 29 abr. 2021.

HAN, Byung-Chul. A sociedade da transparência. Lisboa: Relógio D’Água, 2014.

HAN, Byung-Chul. No enxame. São Paulo: Vozes, 2018.

HARARI, Yuval. The world after coronavirus. Financial Times, March 20, 2020. Disponível em: ft.com/content/19d90308-6858-11ea-a3c9-1fe6fedcca75. Acesso em: 29 jun. 2021.

HAWLEY, Katherine. Trust, distrust and commitment. Noûs, Hoboken, NJ, v. 48, n. 1, 2014, p. 1–20. Disponível em: onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/nous.12000. 2014. Acesso em: 29 jun. 2021.

KARNOUSKOS, Stamatis. Artificial Intelligence in digital media: the era of deepfakes. In: IEEE Transactions on Technology and Society, v. 1, n. 3, Sept. 2020, p. 138-147. Disponível em: researchgate.net/publication/ 342795647_Artificial_Intelligence_in_Digital_Media_The_Era_of_Deepfakes. 2020. Acesso em: 28 jun. 2021.

LIU, Xiao et al. Shaping the future of the Internet of bodies: new challenges of technology governance (Briefing Paper, World Economic Forum, July 2020). Disponível em: weforum.org/docs/WEF_IoB_briefing_paper_2020.pdf. 2020. Acesso em: 10 jul. 2021.

NEWMAN, Nic, et al. Reuters Institute Digital News Report 2019. Oxford. Disponível em: reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2019-06/DNR_2019_FINAL_0.pdf. 2019. Acesso em: 9 jun. 2021.

NEWMAN, Nic, et al. Reuters Institute Digital News Report 2020. Oxford. Disponível em: reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/risj-review/googleand-university-oxford-agree-extension-support-digital-news-projectaugust-2020. Acesso em: 9 jun. 2021.

NEWMAN, Nic, et al. Reuters Institute Digital News Report 2021. Oxford. Disponível em: reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-newsreport/2021. Acesso em: 12 jul. 2021.

NOBREGA, Ighor. PoderData mostra queda de confiança dos brasileiros na imprensa. Poder 360, 29 dez. 2020. Disponível em: poder360.com. br/poderdata/poderdata-mostra-queda-de-confianca-dos-brasileiros-naimprensa/. 2020. Acesso em: 8 jun. 2021.

PARIS, Britt; DONOVAN, Joan. Deepfakes and cheap fakes. Thousand Oaks: Sage (=Data & Society’s Media Manipulation research initiative). Disponível em: datasociety.net/wp-content/uploads/2019/09/DS_Deepfakes_Cheap_FakesFinal-1-1.pdf. 2019. Acesso em: 29 abr. 2021.

SALGADO, Marcelo. Blockchain e a crise de confiança na sociedade do controle. In: SANTAELLA, Lucia (org.). A expansão social do blockchain. São Paulo: EDUC, 2020. p. 25–39.

SANTAELLA, Lucia. Percepção: fenomenologia, ecologia, semiótica. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Blockchain: de onde veio, onde está e para onde vai. In: SANTAELLA, Lucia (org.). A expansão social do blockchain. São Paulo: EDUC, 2020. p. 11–24.

SCHWAB, Klaus; MALLERET, Thierry. Covid-19: The great reset. La Vergne, TN: Lightning Source, 2020.

SMITH, Adam. The theory of moral sentiments. Indianapolis, IN: Liberty Fund, 1984.

STATCOUNTER GlobalStats. Browser market share worldwide, July 2020-July 2021. Disponível em: gs.statcounter.com/search-enginemarket-share. 2021. Acesso em: 8 jun. 2021.

TWENGE, Jean; CAMPBELL, W. Keith; CARTER, Nathan. Declines in trust in others and confidence in institutions among American adults and late adolescents, 1972–2012. Psychological Science, v. 25, n.10, p. 1914-1923, 2014. Acesso em: 28 jun. 2021.

WESTERLUND, Mika. The emergence of deepfake technology: a review. Technology Innovation Management Review, v. 9, n.11, p. 39-52, Nov. 2019. Acesso em: 29 abr. 2021.

WILLIAMS, Stephen. Blockchain: the next everything. New York, NY: Scribner, 2019.

Downloads

Publicado

2021-10-12

Edição

Seção

Artigos