A Cruz de Cristo nas Cruzes todas: Profecia e Poesia em D. Pedro Casaldáliga
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v6n11p92-121Palavras-chave:
D. Pedro Casaldáliga. Profecia. Poesia.Resumo
O objetivo do artigo é apresentar às novas gerações não um super-herói, mas um ser humano, que passou grande parte da sua vida doando-se aos pobres do Reino, sem deixar cair a profecia, profetizando com muita poesia, assumindo a cruz de Cristo nas cruzes todas que encontrou na estrada da vida. Pedro Casaldáliga é um bispo de muitas lutas e de muitas causas, elas valiam, valem mais do que sua vida, que se tornaram mundialmente conhecidas pela altura dos seus gritos clamando justiça e de seus escritos a favor dos últimos, dos excluídos, dos marginalizados da sociedade. É um poeta, é um profeta, é um homem de fé, de esperança, de sonhos e utopia.Referências
BETTO, Frei. Fome de Deus – fé e espiritualidade no mundo atual. São Paulo: Paralela, 2013.
CASALDÁLIGA, D. Pedro. A Cuia de Gedeão – poemas e autos sacramentais sertanejos. Petrópolis: Vozes, 1982.
________. Águas do Tempo. Cuiabá: Fundação Cultural de Mato Grosso, 1989.
________. Cantigas Menores. Goiânia: Editora da UCG, 2003.
________. Cartas Marcadas. São Paulo: Paulus, 2005.
________. Disponível em <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/516345-poesia-de-pedro-casaldaliga-que-antecipou-sua-perseguicao>. Acesso em 10 fev 2016.
________. Juventude com Espírito. São Paulo: CCJ, 1996.
________. Orações da Caminhada. Campinas. Verus Editora, 2005.
________. Nossa Espiritualidade. São Paulo: Paulus, 1998.
________. Quando os dias fazem pensar – memória, ideário, compromisso. São Paulo: Paulinas, 2007.
CASALDÁLIGA, Pedro. SANTOS, Domingo dos. Somos um povo de gente. Intérprete: Vários. In: O Canto das Comunidades. São Paulo: Paulinas COMEP, 1995, 1 CD, faixa 16.
CASALDÁLIGA, Pedro. VICENTE, Zé. Vidas pela Vida. Intérprete: Zé Vicente. In: Zé Vicente da Esperança. São Paulo: Paulinas COMEP, 2012, 1 CD, faixa 7.
CASALDÁLIGA, D. Pedro. VIGIL, José Maria. Espiritualidade da Libertação. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
CASALDÁLIGA, Pedro. BALDUÍNO, Tomás. PIRES, José Maria. Carta aos Bispos do Brasil. São Félix do Araguaia: Independente, 15 ago. 2013.
DAMASCENO, Fábio. O que é a profecia? Quem é o profeta? Há profecia hoje? In: BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. YUNES, Eliana. (Orgs.). Profetas e Profecias – Numa visão interdisciplinar e contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
DIAS, Arcelina Helena Públio. Memória e Libertação – caminhos do povo e os murais da Prelazia de São Félix do Araguaia. São Paulo: Ave Maria, 2014.
ESCRIBANO, Francesc. Descalço sobre a terra vermelha. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000.
GUTIÉRREZ, Gustavo. Disponível em <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/508171-gustavo-gutierrez-o-pai-da-teologia-da-libertacao>. Acesso em 01 fev 2016.
LIBANIO, João Batista. O sentido de uma metodologia teológica para a libertação. In: AUGUSTO, Adailton Maciel. (Org.). Teologia da Libertação no Brasil – História, Memória e Utopia. Piracicaba: Biscalchin Editor, 2015.
________. Teologia da Libertação – roteiro didático para um estudo. São Paulo: Edições Loyola, 1987.
PRELAZIA DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA. Manual da Prelazia de São Félix do Araguaia – Objetivos, Atitudes, Normas. São Félix do Araguaia: Independente, 2001.
SOBRINO, Jon. Espiritualidade da Libertação – Estrutura e Conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
TAVARES, Emerson Sbardelotti. O Mistério e o Sopro – roteiros para acampamentos juvenis e reuniões de grupos de jovens. Brasília: CPP, 2005.
________. O Pacto das Catacumbas e a Igreja dos Pobres hoje! São Leopoldo: IHU-UNISINOS, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.