A Cruz de Cristo nas Cruzes todas: Profecia e Poesia em D. Pedro Casaldáliga
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v6n11p92-121Palabras clave:
D. Pedro Casaldáliga. Profecia. Poesia.Resumen
O objetivo do artigo é apresentar às novas gerações não um super-herói, mas um ser humano, que passou grande parte da sua vida doando-se aos pobres do Reino, sem deixar cair a profecia, profetizando com muita poesia, assumindo a cruz de Cristo nas cruzes todas que encontrou na estrada da vida. Pedro Casaldáliga é um bispo de muitas lutas e de muitas causas, elas valiam, valem mais do que sua vida, que se tornaram mundialmente conhecidas pela altura dos seus gritos clamando justiça e de seus escritos a favor dos últimos, dos excluídos, dos marginalizados da sociedade. É um poeta, é um profeta, é um homem de fé, de esperança, de sonhos e utopia.Citas
BETTO, Frei. Fome de Deus – fé e espiritualidade no mundo atual. São Paulo: Paralela, 2013.
CASALDÁLIGA, D. Pedro. A Cuia de Gedeão – poemas e autos sacramentais sertanejos. Petrópolis: Vozes, 1982.
________. Águas do Tempo. Cuiabá: Fundação Cultural de Mato Grosso, 1989.
________. Cantigas Menores. Goiânia: Editora da UCG, 2003.
________. Cartas Marcadas. São Paulo: Paulus, 2005.
________. Disponível em <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/516345-poesia-de-pedro-casaldaliga-que-antecipou-sua-perseguicao>. Acesso em 10 fev 2016.
________. Juventude com Espírito. São Paulo: CCJ, 1996.
________. Orações da Caminhada. Campinas. Verus Editora, 2005.
________. Nossa Espiritualidade. São Paulo: Paulus, 1998.
________. Quando os dias fazem pensar – memória, ideário, compromisso. São Paulo: Paulinas, 2007.
CASALDÁLIGA, Pedro. SANTOS, Domingo dos. Somos um povo de gente. Intérprete: Vários. In: O Canto das Comunidades. São Paulo: Paulinas COMEP, 1995, 1 CD, faixa 16.
CASALDÁLIGA, Pedro. VICENTE, Zé. Vidas pela Vida. Intérprete: Zé Vicente. In: Zé Vicente da Esperança. São Paulo: Paulinas COMEP, 2012, 1 CD, faixa 7.
CASALDÁLIGA, D. Pedro. VIGIL, José Maria. Espiritualidade da Libertação. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
CASALDÁLIGA, Pedro. BALDUÍNO, Tomás. PIRES, José Maria. Carta aos Bispos do Brasil. São Félix do Araguaia: Independente, 15 ago. 2013.
DAMASCENO, Fábio. O que é a profecia? Quem é o profeta? Há profecia hoje? In: BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. YUNES, Eliana. (Orgs.). Profetas e Profecias – Numa visão interdisciplinar e contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
DIAS, Arcelina Helena Públio. Memória e Libertação – caminhos do povo e os murais da Prelazia de São Félix do Araguaia. São Paulo: Ave Maria, 2014.
ESCRIBANO, Francesc. Descalço sobre a terra vermelha. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000.
GUTIÉRREZ, Gustavo. Disponível em <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/508171-gustavo-gutierrez-o-pai-da-teologia-da-libertacao>. Acesso em 01 fev 2016.
LIBANIO, João Batista. O sentido de uma metodologia teológica para a libertação. In: AUGUSTO, Adailton Maciel. (Org.). Teologia da Libertação no Brasil – História, Memória e Utopia. Piracicaba: Biscalchin Editor, 2015.
________. Teologia da Libertação – roteiro didático para um estudo. São Paulo: Edições Loyola, 1987.
PRELAZIA DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA. Manual da Prelazia de São Félix do Araguaia – Objetivos, Atitudes, Normas. São Félix do Araguaia: Independente, 2001.
SOBRINO, Jon. Espiritualidade da Libertação – Estrutura e Conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
TAVARES, Emerson Sbardelotti. O Mistério e o Sopro – roteiros para acampamentos juvenis e reuniões de grupos de jovens. Brasília: CPP, 2005.
________. O Pacto das Catacumbas e a Igreja dos Pobres hoje! São Leopoldo: IHU-UNISINOS, 2015.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.