A Poesia de Patativa do Assaré e a opção pelos pobres!
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n13p12.52Palavras-chave:
Patativa do Assaré. Opção pelos Pobres. Poesia. Teologia da Libertação. Literatura.Resumo
Resumo
A poesia é a ponte que nos aproxima do sagrado, quando todas as outras pontes estão interditadas. A poesia nos ensina a voar quando nossos pés não conseguem mais experimentar o chão. Antônio Gonçalves da Silva, conhecido internacionalmente como Patativa do Assaré, foi um dos mais autênticos e importantes representantes da cultura popular nordestina. Sob a ótica da Teologia, a partir das intuições fundantes da Teologia da Libertação, pretende-se analisar a poesia do poeta Patativa do Assaré, no recorte em que sua obra sugere e aponta a Opção pelos Pobres. O artigo apresenta a Opção pelos Pobres enquanto refundação de uma utopia. A Opção pelos Pobres é atual, necessária e útil e deve ser vivida, assumindo todas as consequências até o martírio, pois Patativa do Assaré, mesmo não sendo um teólogo, procurou ser sempre um poeta coerente com suas escolhas; dentre elas nunca abriu mão da verdade, da justiça, da liberdade e de viver no meio do povo. Pode-se afirmar que no fundo, mais importante do que a Teologia e a Literatura, é a libertação do povo, a realização da justiça que leve o povo a viver com dignidade e em fraternidade.
Referências
ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu Canto cá – filosofia de um trovador nordestino. 16.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
ASSARÉ, Patativa do. Digo e não peço segredo. São Paulo: Escrituras, 2001.
ASSARÉ, Patativa do. Inspiração Nordestina. São Paulo: Hedra, 2003.
ASSARÉ, Patativa do. Ispinho e Fulô. São Paulo: Hedra, 2005.
BÍBLIA: Nova Bíblia Pastoral. São Paulo: Paulus, 2015.
BINGEMER, Maria Clara L. Jesus Cristo: Servo de Deus e Messias Glorioso. São Paulo: Paulinas, 2013.
BINGEMER, Maria Clara. Teologia e literatura (afinidades e segredos compartilhados). Vida Pastoral: maio-junho. São Paulo: Paulus, 2014, p. 3-8.
BRITO, Antonio Iraildo Alves de. Patativa do Assaré porta-voz de um povo – as marcas do sagrado em sua obra. São Paulo: Paulus, 2010.
BRITO, Antonio Iraildo Alves de. Patativa do Assaré: uma voz poética e profética do Brasil profundo. Vida Pastoral, São Paulo, n. 296, p. 23-32, mai./jun. P2014.
CARVALHO, Gilmar de. Cem Patativa. Fortaleza: Omni Editora, 2010.
CARVALHO, Gilmar de. Patativa Poeta Pássaro do Assaré. 2.ed. Fortaleza: Omni Editora Associados, 2002.
CELAM. Documento de Aparecida – Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado LatinoAmericano e do Caribe. São Paulo: Paulus / Paulinas, 2013.
COBRA, Cristiane Moreira. Patativa do Assaré – Uma hermenêutica criativa: a reinvenção da religiosidade na nação semiárida. São Paulo: Dissertação. 2006.
COMBLIN, José. Jesus de Nazaré. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2011.
COMBLIN, José. O Povo de Deus. São Paulo: Paulus, 2002.
FEITOSA, Luiz Tadeu. Patativa do Assaré – A trajetória de um canto. São Paulo: Escrituras, 2003.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus/Edições Loyola.
GESCHÉ, Adolphe. O Cristo. São Paulo: Paulinas, 2004.
JOÃO XXIII. Nuntius Radiophonicus. Roma: 11 set. 1962. Disponível em < http://www.vatican.va>. Acesso em 20 nov. 2015.
LIBANIO, João Batista. Concílio Vaticano II – Em busca de uma primeira compreensão. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
MANZATTO, Antonio. Jesus Cristo. In: DICIONÁRIO DO CONCÍLIO VATICANO II. São Paulo: Paulinas / Paulus, 2015.
MANZATTO, Antonio. PASSOS, J. Décio. MONNERAT, José Flávio. A Força dos Pequenos – Teologia do Espírito Santo. São Paulo: Paulus, 2013, p. 9-10.
PAGOLA, José Antonio. Jesus Aproximação Histórica. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
SANTANA, Tiago. CARVALHO, Gilmar de. Patativa do Assaré – o sertão dentro de mim. São Paulo: Edições SESC-SP, 2010.
SANTOS, Maria Ferreira dos. Aspectos Sociológicos na Poesia de Patativa do Assaré e o Drama da Triste Partida. Crato: A Província Edições, 1993.
SOBRINO, Jon. Jesus, o Libertador – a História de Jesus de Nazaré. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
SUESS, Paulo. Dicionário de Aparecida – 42 palavras-chave para uma leitura pastoral do Documento de Aparecida. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2010.
VILLAS BOAS, Alex. Teologia e Poesia – a busca de sentido em meio às paixões em Carlos Drummond de Andrade como possibilidade de um pensamento poético teológico. Sorocaba: Crearte Editora, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 TEOLITERARIA - Revista Brasileira de Literaturas e Teologias ISSN 2236-9937
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.