Patativa do Assaré: Teologia e Literatura Latino Americana à maneira do Povo

Autores

  • Alex Villas Boas Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR)
  • Darlene Aparecida Campos Silva FAJE

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n13p53-87

Palavras-chave:

Teologia e Literatura, Patativa do Assaré, Poesia, Cultura Popular, Teopoética

Resumo

O presente artigo visa analisar como a poética patativiana é propícia em si constitui um exercício de ressignificação da Tradição católica em sintonia com a tarefa Conciliar do Vaticano II de atualizar o sentido e o significado da mensagem cristão ao mundo contemporâneo, “à luz do Evangelho e da experiência humana” (Gaudium et Spes, 46). Para tanto se elege o método antropológico para uma análise comparada entre a semântica teológica e a semântica literária patativiana, dentro daquilo que se chamou de teopatodiceia, como análise do sentido de Deus na busca de sentido humano e seu desdobramento na construção de um outro humano. Há uma teologia rica, profunda e clara na obra poética de Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré sob a forma de teopoética. Em seus rústicos poemas, se desvela um novo olhar sobre o lugar e o papel de Deus no sofrimento humano, no qual revela-se o divino, na constante dinâmica graça-natureza, sendo defendido pelo olhar agudo do matuto sem escola, que vai pela fé e pela poesia, com a maestria de um douto, fazendo a páscoa do homem rude do sertão cearense para a doçura e o amargor do vivente que se encanta e sofre as cotidianidades da vida simples.

 

Biografia do Autor

Alex Villas Boas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR)

Professor Livre Docente na Área de Teologia do PPGT da PUC PR. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Pós-Doutorado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (Roma).

Darlene Aparecida Campos Silva, FAJE

Especialista em Religião e Cultura pelo Centro Universitário UNIFAI e Especialista em Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual pela Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas (FAJE). E professora no Instituto de Teologia João Paulo II de Sorocaba

Referências

ANDRADE, Cláudio Henrique Sales. Patativa do Assaré: As Razões da Emoção. Capítulos de Uma Poética Sertaneja. Editora Universidade Federal do Ceará–UFC: Fortaleza, 2004.

CARVALHO, Gilmar de. (Org). Antologia Poética. Edições Demócrito Rocha: Fortaleza, 2010.

CARVALHO, Gilmar de. Patativa - Poeta Pássaro do Assaré. Omni Editora Associados Ltda: Ceará, 2002.

FIGUEIREDO FILHO, J. Patativa do Assaré. Editora da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 1970.

Gaudium Et Spes Constituição Pastoral sobre a Igreja No Mundo de Hoje – Documentos Do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965) – Paulus: São Paulo, 1997.

MANZATTO, A. Literatura e Teologia da Libertação. Teoliterária, v. 2, n.4, 2012, p. 73-86. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/22902>.

MANZATTO, A.; TAVARES, E. S. A opção pelos pobres na poesia de Patativa do Assaré. Teoliterária, v.4, n. 8, 2014, p. 239-246.

Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/22741>.

MANZATTO, Antonio. Teologia e Literatura – Reflexão Teológica a partir da Antropologia contida nos romances de Jorge Amado. São Paulo: Editora Loyola, 1994.

MENDONÇA, J. T. A Leitura Infinita – A Bíblia e sua Interpretação. Recife: UNICAP/São Paulo: Paulinas, 2015.

NUNES, Ozeas da Silva. Inspiração Nordestina: Uma Leitura Teológica na Poética de Patativa do Assaré na Ponte do Diálogo entre Teologia e Literatura. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2008.

PATATIVA DO ASSARÉ. Balceiro – Patativa e outros poetas de Assaré (Organização Geraldo Gonçalves de Alencar). Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 1991.

PATATIVA DO ASSARÉ. Ispinho e Fulô. (Organização Antônio Gonçalves da Silva). Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1990.

UFC – Universidade Federal do Ceará – Títulos e Honrarias atribuídos pela UFC. Disponível em: < http://www.ufc.br/memoria-da-ufc/titulos-e-honrarias-atribuidos-pela-ufc/1858-doutor-honoris-causa>.

VILLAS BOAS, A. Misericórdia e Alteridade na perspectiva teológica do Papa Francisco. Tese de Livre Docência em Ética e Linguagem Teológica (233fls). Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), 2017.

VILLAS BOAS, A. Teologia em diálogo com a Literatura: origem e tarefa poética da teologia. São Paulo: Paulus, 2016a.

VILLAS BOAS, A. Francisco e a Teologia da Cultura. Pístis & Práxis, v. 8, n.3, 2016b, p. 761-788. Disponível em: < http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pistis?dd1=16446&dd99=view&dd98=pb>.

VILLAS BOAS, A; GRENZER, M. A resistência das parteiras (Ex 1,15-22): especificidades de uma teologia literário-narrativa. Estudos de Religião, v. 29, n.1, 2015, p. 129-152. Disponível em:

< https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/article/viewFile/5123/4839>.

VILLAS BOAS, Alex. A Questão de Deus entre a Filosofia e a Teologia Contemporânea. In: Deus entre a Filosofia e a Teologia Contemporânea. Editora Aprris: Curitiba, 2014.

VILLAS BOAS, A. Teologia e Poesia. A busca de sentido em meio às paixões em Carlos Drummond de Andrade como possibilidade de um pensamento poético teológico. Crearte Editora: Sorocaba, 2011.

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Villas Boas, A., & Silva, D. A. C. (2017). Patativa do Assaré: Teologia e Literatura Latino Americana à maneira do Povo. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 7(13), 53–87. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n13p53-87