Justiça de Deus e justificação pela fé: análise de Rm 1,16-17

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n14p224-251

Palavras-chave:

Evangelho, fé, justiça de Deus, justificação, salvação

Resumo

Este trabalho estuda os aspectos hermenêuticos da justiça e da justificação na Carta aos Romanos. Seu escopo é trazer à superfície o conteúdo substancial da justificação pela fé na teologia paulina, enfatizada na perícope de Rm 1,16-17.

Examina em seguida os desdobramentos inerentes ao arcabouço da justificação, como princípio de salvação do ser humano (Judeu e Grego), pela gratuidade e iniciativa divinas. Objetiva-se compreender a noção de justificação, visando detectar sua estrutura conceitual e os conceitos teológicos com os quais ela se relaciona, tais como justiça, evangelho, fé, reconciliação, salvação etc. 

Biografia do Autor

Boris Nef Ulloa, PUC SP

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

da Paz, R. A., & Ulloa, B. N. (2017). Justiça de Deus e justificação pela fé: análise de Rm 1,16-17. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 7(14), 224–251. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n14p224-251