Justiça de Deus e justificação pela fé: análise de Rm 1,16-17

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DOI :

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n14p224-251

Mots-clés :

Evangelho, fé, justiça de Deus, justificação, salvação

Résumé

Este trabalho estuda os aspectos hermenêuticos da justiça e da justificação na Carta aos Romanos. Seu escopo é trazer à superfície o conteúdo substancial da justificação pela fé na teologia paulina, enfatizada na perícope de Rm 1,16-17.

Examina em seguida os desdobramentos inerentes ao arcabouço da justificação, como princípio de salvação do ser humano (Judeu e Grego), pela gratuidade e iniciativa divinas. Objetiva-se compreender a noção de justificação, visando detectar sua estrutura conceitual e os conceitos teológicos com os quais ela se relaciona, tais como justiça, evangelho, fé, reconciliação, salvação etc. 

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Boris Nef Ulloa, PUC SP

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana

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Publié-e

2017-12-21

Comment citer

da Paz, R. A., & Ulloa, B. N. (2017). Justiça de Deus e justificação pela fé: análise de Rm 1,16-17. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 7(14), 224–251. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n14p224-251