Da experiência estética à experiência religiosa: a beleza simbólica das imagens marianas como mediação da experiência religiosa
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p47-64Palavras-chave:
Imagens marianas. Beleza. Símbolo. Experiência religiosa.Resumo
O presente artigo visaanalisar a beleza das imagens marianas como possibilidade de mediação da experiência do sagrado em sua força de expressão simbólica. Para isso, o texto irá considerar a beleza das imagens a partir de duas perspectivas: a experiência estética imediata, apontando o aspecto narrativo do símbolo, e a experiência estética mediata, apresentado o símbolo como possível lugar de encontro com o Mistério na contemplação da beleza da imagem. Para alcançar este objetivo, será tomado como base o pensamento do teólogo Bruno Forte, a fim de apresentar a beleza das imagens marianas, como símbolo que sinaliza e evoca a Beleza do Mistério,se apresentando como possível lugar de uma autêntica experiência religiosa.
Referências
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. Tradução de Maria Adozinda Oliveira Soares. Lisboa: Arcádía. 1979.
______. Tratado de História das Religiões. Tradução de Fernando Tomaz. São Paulo: WMF, 2010.
EVDOKIMOV, Paul. The Art of the Icon: a theology of beauty. Translated Fr.StevenBigham. Pasadena, CA: Oakwood Publications. 1990.
FORTE, Bruno. A porta da beleza: por uma estética teológica. Aparecida: Ideias&Letras, 2006.
FORTE, Bruno. Maria, a Mulher Ícone do Mistério: ensaio de mariologia simbólico-narrativa. São Paulo: Paulinas, 1991.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Lisboa: Ed. 70, 2007.
LOPES, José Rogério. Imagens e devoções no catolicismo brasileiro: fundamentos metodológicos e perspectivas de investigações. REVER, n.3, 2003, p.1-29.
RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago, 1978.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias ISSN 2236-9937
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.