Da experiência estética à experiência religiosa: a beleza simbólica das imagens marianas como mediação da experiência religiosa
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p47-64Palabras clave:
Imagens marianas. Beleza. Símbolo. Experiência religiosa.Resumen
O presente artigo visaanalisar a beleza das imagens marianas como possibilidade de mediação da experiência do sagrado em sua força de expressão simbólica. Para isso, o texto irá considerar a beleza das imagens a partir de duas perspectivas: a experiência estética imediata, apontando o aspecto narrativo do símbolo, e a experiência estética mediata, apresentado o símbolo como possível lugar de encontro com o Mistério na contemplação da beleza da imagem. Para alcançar este objetivo, será tomado como base o pensamento do teólogo Bruno Forte, a fim de apresentar a beleza das imagens marianas, como símbolo que sinaliza e evoca a Beleza do Mistério,se apresentando como possível lugar de uma autêntica experiência religiosa.
Citas
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. Tradução de Maria Adozinda Oliveira Soares. Lisboa: Arcádía. 1979.
______. Tratado de História das Religiões. Tradução de Fernando Tomaz. São Paulo: WMF, 2010.
EVDOKIMOV, Paul. The Art of the Icon: a theology of beauty. Translated Fr.StevenBigham. Pasadena, CA: Oakwood Publications. 1990.
FORTE, Bruno. A porta da beleza: por uma estética teológica. Aparecida: Ideias&Letras, 2006.
FORTE, Bruno. Maria, a Mulher Ícone do Mistério: ensaio de mariologia simbólico-narrativa. São Paulo: Paulinas, 1991.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Lisboa: Ed. 70, 2007.
LOPES, José Rogério. Imagens e devoções no catolicismo brasileiro: fundamentos metodológicos e perspectivas de investigações. REVER, n.3, 2003, p.1-29.
RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago, 1978.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.