A presença do Cântico dos Cânticos na obra de San Juan de la Cruz

Cicero Cunha Bezerra, Josilene Simões Carvalho Bezerra

Resumo


Em um artigo anterior intitulado A linguagem nupcial no “Cántico espiritual”, de San Juan de la Cruz (2011), tratamos de apresentar os elementos eróticos presentes na obra sanjuaniana e, de modo marginal, aludimos à dívida que este autor possui para com o texto testamentário do Cântico dos cânticos. Nesse trabalho, buscamos, por uma análise comparativa, revelar os vínculos textuais que fazem da obra sanjuaniana um modelo interpretativo da tradição e, também, criativo no que concerne às suas raízes cristãs.


Palavras-chave


San Juan, Cântico dos cânticos, Poesia, Mística

Texto completo:

PDF

Referências


ASCHER, N. Cântico dos Cânticos de Salomão: familiaridade e estranheza. São Paulo: Labortexto, 2000.

ALONSO, D. La poesia de San Juan de la Cruz. Madrid: [s.n.], 1942.

BARALT, L.L. San Juan de la Cruz: ¿poeta del amor divino o poeta del amor humano? In: Actas XII AIH, (1995). Disponível em: http://cvc.cervantes.es/obref/aih/pdf/12/aih_12_3_007.pdf

BATAILLE, G. El erotismo. Trad. de Marie Paule Sarazin. Barcelona: Fabula Tusquets, 2007.

BECERRA HIRALDO, JOSÉ MARÍA, Introducción. El Cantar de los Cantares de Salomón de Fray Luis de León, Madrid: Cátedra, 2003, 9-91

BEZERRA, C. Mística e neoplatonismo em Dionísio Pseudo Areopagita, São Paulo: Paulus, 2009.

___________. Michel de Certeau e Teresa de Ávila : em torno da literalidade da experiência mística , Mirabilia, Núm. 14 (2012) , p. 251-263. Disponível: http://ddd.uab.cat/record/106745?ln=en

____________. A linguagem nupcial no “Cántico espiritual” de San Juan de la Cruz, Letras, Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras,UFSM, v.11, n.43,p.223-245, jun/dez 2011. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/letras/article/view/6903/4178

DE LA CRUZ, San Juan. Cántico espiritual. In: Obras completas. Revisión textual, introducción y notas al texto de José V. Rodríguez. Introducción y notas doctrinales de Federico R. Salvador. Madrid: Editorial de Espiritualidad, 1993

GONZÁLEZ, M.M. Las voces del Cántico de fray Juan de la Cruz. In: Actas do 4º Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rita de Cássia M. Diogo et alli (Orgs), 2006, p. 130-136. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/hispanistas/hot/Literatura_Espanhola.pdf

HARZFELD, H. Los elementos constituyentes de la poesía mística. In: Actas (1962). Disponível em: http://cvc.cervantes.es/obref/aih/pdf/01/aih_01_1_031.pdf

HASS, A. Visión en azul, estúdios de mística europea, trad.Victoria Cirlot y Amador Vega, Siruela: Barcelona, 1999.

MADELEINE TARADACH - JOAN FERRER, Comentario de Rashi al Cantar de los cantares. Disponível em: http://www.ugr.es/~estsemi/miscelanea/meah53/FERRER-TARADACH.pdf. Acesso: 07/03/2014.

NAVARRO, David Domínguez. De Yerushalayim a Roma: Cantar de los Cantares e intertextualidad cristiana en Cántico espiritual de San Juan de la Cruz Disponível em: http://parnaseo.uv.es/lemir/Revista/Revista15/07_Dominguez_David.pdf Acesso:07/03/2014

MENÉNDEZ PELAYO, MARCELINO, La mística española, ed. de Pedro Sáinz Rodríguez, Madrid: Afrodisio Aguado, 1956.

MATTER, E. ANN, The Voice of My Beloved: The Song of Songs in Western Medieval Christianity , Philadelphia University of Philadelphia Press, 1990.

WARDROPPER, BRUCE, Historia de la poesía lírica a lo divino en la cristiandad occidental, Madrid: Revista de Occidente, 1958.

SALOMÃO. Cântico dos cânticos. In: BÍBLIA, Português. Bíblia de Jerusalém. Nova edição revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002, 2206p




DOI: https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v21p606-624

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Filiada:

Apoio:


Teoliteraria está indexada em:

     

    

  

                         

 

 

 

 

 

Presença da Teoliteraria em Bibliotecas no exterior:

 

                         
                               
            
                        
                       
              
                              
                                          
                       
                
                             

 

           

  

 



  

     
 Está obra está licenciada sobre uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.