A profanação do ser da guerra e da guerra do ser: uma releitura da obra O prisioneiro, de Erico Verissimo, por um viés teológico-literário.

Autores

  • Rita de Cassia Luckner Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v21p589-605

Palavras-chave:

Literatura, dispositivos, profanação

Resumo

O escopo deste trabalho é apontar o texto literário como um dispositivo-lúdico-profanatório, por meio da análise teológico-literária da obra O Prisioneiro, de Erico Verissimo (1967), cujo intuito é destacar elementos relacionados ao comportamento do ser humano que se encontra capturado em diversos níveis pelo poder. A partir dos conceitos de dialogismo e polifonia, de Mikhail Bakhtin, de iluminação profana, de Walter Benjamin e de dispositivo, de Giorgio Agamben, busca-se discorrer sobre a queda da linguagem, que se apresenta monológica (sacralizada) pelos excessos, para então ascender e se revelar dialógica (profana), com o intuito de ressaltar a função transformadora da literatura pelo jogo que faz com as palavras, por meio dos ditos e não-ditos que fazem da linguagem reveladora de realidades e como meio de renovação e crescimento humano. Em O Prisioneiro, o autor apresenta um personagem ambíguo, confuso entre o remorso e a impenitência, conflitos cunhados pelo sistema que faz do indivíduo um instrumento de interesses econômicos e políticos. Se o sistema dita e desdita as regras, a literatura quebra o silêncio imposto ao ser que foi afastado de verdades importantes para o restabelecimento do conhecimento e retomada de posição crítica e ativa. Por intermédio da simbologia da obra, percebe-se o jogo cujas peças são expostas pela linguagem literária como caminho para a profanação dos dispositivos.

 

Palavras-chave: Dispositivos, sacralização, profanação, literatura, O Prisioneiro.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Luckner, Universidade Metodista de São Paulo

Graduada em Letras, especialista em Língua Inglesa e mestra em Ciências da Religião (UMESP).

Downloads

Publicado

2020-10-10

Como Citar

Luckner, R. de C. (2020). A profanação do ser da guerra e da guerra do ser: uma releitura da obra O prisioneiro, de Erico Verissimo, por um viés teológico-literário. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 10(21), 589–605. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v21p589-605