O uso da literatura de cordel no ensino religioso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p508-538

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Literatura de cordel, Sala de aula

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o uso da literatura de cordel nas aulas de Ensino Religioso como forma de transmitir os conteúdos de forma interdisciplinar, interativa e dinâmica. Ao longo da discussão demonstra-se que o uso da literatura de cordel, em sala de aula, é uma forma do Ensino Religioso se aproximar da comunidade, da religiosidade popular, da fé espontânea dos grupos humanos mais humildes e da poesia popular. Por fim, afirma-se que a literatura de cordel possui uma forte diversidade religiosa. Uma diversidade ligada a religiosidade popular, a poesia, a cultura popular e ao cotidiano do cidadão. Essa diversidade poderá ser uma ponte para a construção de espaços de aprendizagem dentro da disciplina Ensino Religioso escolar.

Biografia do Autor

Maria José de Araújo, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Teóloga (FCS) e pedagoga (UFRN), mestranda em Ensino na UERN.

Ivanaldo Oliveira Santos Filho, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho possui doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade de São Paulo (2011), em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e em Filosofia do Direito pelo UNIVEM (2019).

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

de Araújo, M. J., & Santos Filho, I. O. (2020). O uso da literatura de cordel no ensino religioso. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 10(22), 508–538. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p508-538