O uso da literatura de cordel no ensino religioso
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p508-538Palabras clave:
Ensino Religioso, Literatura de cordel, Sala de aulaResumen
O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o uso da literatura de cordel nas aulas de Ensino Religioso como forma de transmitir os conteúdos de forma interdisciplinar, interativa e dinâmica. Ao longo da discussão demonstra-se que o uso da literatura de cordel, em sala de aula, é uma forma do Ensino Religioso se aproximar da comunidade, da religiosidade popular, da fé espontânea dos grupos humanos mais humildes e da poesia popular. Por fim, afirma-se que a literatura de cordel possui uma forte diversidade religiosa. Uma diversidade ligada a religiosidade popular, a poesia, a cultura popular e ao cotidiano do cidadão. Essa diversidade poderá ser uma ponte para a construção de espaços de aprendizagem dentro da disciplina Ensino Religioso escolar.
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 2000.
BRASIL. Lei nº 13.796, de 03 de janeiro de 2019. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para fixar, em virtude de escusa de consciência, prestações alternativas à aplicação de provas e à frequência a aulas realizadas em dia de guarda religiosa. Brasília: Presidência da República, 2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
CAVIGNAC, Julie. A literatura de Cordel no Nordeste do Brasil. Natal: Edufrn, 2006.
CRUZ, Therezinha M. L. Dimensão metodológica do Ensino Religioso: pensando o novo olhar num mundo em mudanças. São Leopoldo: Contexto, 2001.
DURAN, Ednilce; ARRUDA, Glair. Crescer com alegria e fé. São Paulo: FTD, 2013.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Campinas: Papirus, 1999.
FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso. 3 ed. São Paulo: Ave Maria, 1997.
HAURÉLIO, Marco. Breve história da literatura de cordel. São Paulo: Claridade, 2010.
IPHAN. Literatura de cordel ganha título de Patrimônio Cultural Brasileiro. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, setembro, 2018.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo, CARVALHO, Flávio Paes Barreto. A regionalização do estudo do Ensino Religioso brasileiro. In: Ciências da Religião, São Paulo, Mackenzie, v. 11, p. 39-52, 2013.
MARINHO, Ana Cristina, PINHEIRO, Hélder. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012.
MEDEIROS, Maria de Lourdes Pereira de. Para quem quer cantar. Caicó: Criarte, 2014. (Folheto de Cordel).
MORAIS, Heliodoro. Os sete pecados capitais. Caicó: Casa do Cordel, 2018. (Folheto de Cordel)
RAYS, Oswaldo Alonso A questão da metodologia do ensino na didática escolar. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Coord.). Repensando a didática. Campinas: Papiros, 1996.
SANTOS, Ivanaldo; DIAS, Francisca Aline. A figura de Padre Cícero na Literatura de Cordel: interdiscurso e ethos. In: Teoliterária, Revista de Literaturas e Teologias, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 125-147, 2017.
SANTOS, Agostinho Francisco. O Meio Ambiente. Caicó: Associação União do Sobrado, 2015. (Folheto de Cordel).
SILVA, Maria Azimar F.; SILVA, Gracileide A.; HOLMES, Maria José. Torres. Ensino Religioso na Paraíba: relatos e experiências. In: OLIVEIRA, Lilian Blanck; RISQUE-KOCH, Simone; WICKERT, Tarcísio Afonso. Formação de Docentes e Ensino Religioso no Brasil: tempos, espaços e lugares. Blumenau: Edifurg, 2008, p. 145-154.
SOARES, Hélio Gomes. O que é ensino religioso? Natal: Ed do Autor, 2010. (Folheto de Cordel).
SOUZA, Francisca Roseane Franco Ribeiro de. Ensino Religioso na sua diversidade. 2011. Disponível em <http://wwwroseaneeducar.blogspot.com/2011/03/cordel-ensino-religioso-na-sua.html>. Acesso em: 01 de Nov. de 2018. (Folheto de Cordel).
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.