Uma genealogia do inferno
do Sheol à Divina Comédia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v26p151-182Palavras-chave:
inferno, além-mundo, literatura apocalíptica.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar, breve e sinteticamente, de qual maneira a imagética e imaginário do inferno surgiu e desenvolveu-se na cultura e no pensamento judaico-cristão. Para tal, buscaremos descrever o desenrolar da ideia, delimitando-nos ao não-futuro e ao sheol judaico (Antigo Testamento), ao tema do além-mundo na contemporaneidade de Jesus (Novo Testamento) e em alguns apocalipses apócrifos posteriores, assim como procuraremos compreender a influência das ideias religiosas sobre tal na interculturação do povo judaico com os seus circunvizinhos, especialmente com os persas e com os gregos. Por fim, analisaremos as imagens do lugar infernal no Apocalipse de Paulo (Visio Pauli) e na Divina Comédia de Dante Alighieri, bem como apontaremos algumas imagens que aparecem no primeiro e que se repetem no segundo texto. Com este percurso, temos em mão uma pequena síntese genealógica da aparição e da evolução deste lugar mitológico que ainda permeia o imaginário cristão.
Referências
ALIGHIERI, Dante. A divina comédia: inferno. Tradução e notas de Italo Eugenio Mauro. Prefácio de Carmelo Distante. São Paulo, 2019.
ALIGHIERI, Dante. A divina comédia: inferno. Tradução e adaptação em prosa, notas, ilustrações e introdução por Helder L. S. da Rocha. Ilustrações de Gustavo Doré, Sandro Botticelli e William Blake. São Paulo, 1999.
BAUCKHAM, R. J. Literatura paulina apócrifa. In: HAWTHORNE, G. F; MARTIN, R. P; REID, D. G. (org.). Dicionário de Paulo e suas cartas. São Paulo: Vida Nova; Paulus; Loyola, 2008. p. 805-809.
BARTH, Gerhard. “Ele morreu por nós”: a compreensão da morte de Jesus Cristo no Novo Testamento. São Leopoldo: Sinodal, 1997.
BENFELL, V. S. The biblical Dante. Toronto: University of Toronto Press, 2011. (Toronto Italian studies)
BÍBLIA de Jerusalém. 13. reimpr. São Paulo: Paulus, 2019.
BLACKBURN, Simon. The Oxford Dictionary of Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 2005.
CAMPOS, R. As relações invertidas no hades: humor irônico e crítica social na narrativa do homem rico e do pobre Lázaro. São Bernardo do Campo: UMESP, 2014.
GLARE, P. G. W (org). Oxford Latin Dictionary. Oxford: Oxford University Press, 2016.
MATTOS, C. E. A. Um Apocalipse fora de lugar: Um relato de viagem ao além-mundo nos Atos de Felipe em comparação com os apocalipses de Pedro e de Paulo. Ribla, São Bernardo do Campo, n. 73, p. 97-115, 2016.
MATTOS, C. E. A. Deixai toda esperança vós que entrais: o inferno na tradição dos apócrifos e sua recepção em textos medievais e contemporâneos. Dissertação de mestrado, UMESP, 2017.
NIETZSCHE, F. W. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
RÖMER, T. The invention of God. Cambridge; London: Harvard University Press, 2015.
ROWELL, E. Gehenna. In: MILLS, W. E. (org.). et al. Mercer Dictionary of the Bible. Macon: Mercer University Press, 1990. p. 319.
SILVERSTEIN, H. T. Dante and the Visio Pauli. Modern Language Notes, v. 47, n. 6, p. 397-999, 1932.
SILVERSTEIN, H. T. Visiones et revelaciones Sancti Pauli: uma nova tradição de Textos latinos na idade média. Tradução de Silvana de Gaspari. In: Traduções, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 100-117, 2010.
SCHWARZ, H. Hell. In: MCFARLAND, I. A. (org.). et al. The Cambridge dictionary of Christian theology. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. p. 208-209.
SOARES, E. A. Variações sobre a vida após a morte: desenvolvimento de uma crença no judaísmo do Segundo Templo. Dissertação de mestrado, UMESP, 2006.
STAUSBERG, M. Hell in Zoroastrian History. Numen. Leiden, v. 56, fasc. 2/3, p. 217-253, 2009.
VISIO PAULI: a viagem de Paulo ao terceiro céu. Tradução do inglês de Michele Evangelista. Oracula, São Bernardo do Campo, v. 7, n. 12, p. 235-266, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.