Uma genealogia do inferno
do Sheol à Divina Comédia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v26p151-182Palabras clave:
inferno, além-mundo, literatura apocalíptica.Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar, breve e sinteticamente, de qual maneira a imagética e imaginário do inferno surgiu e desenvolveu-se na cultura e no pensamento judaico-cristão. Para tal, buscaremos descrever o desenrolar da ideia, delimitando-nos ao não-futuro e ao sheol judaico (Antigo Testamento), ao tema do além-mundo na contemporaneidade de Jesus (Novo Testamento) e em alguns apocalipses apócrifos posteriores, assim como procuraremos compreender a influência das ideias religiosas sobre tal na interculturação do povo judaico com os seus circunvizinhos, especialmente com os persas e com os gregos. Por fim, analisaremos as imagens do lugar infernal no Apocalipse de Paulo (Visio Pauli) e na Divina Comédia de Dante Alighieri, bem como apontaremos algumas imagens que aparecem no primeiro e que se repetem no segundo texto. Com este percurso, temos em mão uma pequena síntese genealógica da aparição e da evolução deste lugar mitológico que ainda permeia o imaginário cristão.
Citas
ALIGHIERI, Dante. A divina comédia: inferno. Tradução e notas de Italo Eugenio Mauro. Prefácio de Carmelo Distante. São Paulo, 2019.
ALIGHIERI, Dante. A divina comédia: inferno. Tradução e adaptação em prosa, notas, ilustrações e introdução por Helder L. S. da Rocha. Ilustrações de Gustavo Doré, Sandro Botticelli e William Blake. São Paulo, 1999.
BAUCKHAM, R. J. Literatura paulina apócrifa. In: HAWTHORNE, G. F; MARTIN, R. P; REID, D. G. (org.). Dicionário de Paulo e suas cartas. São Paulo: Vida Nova; Paulus; Loyola, 2008. p. 805-809.
BARTH, Gerhard. “Ele morreu por nós”: a compreensão da morte de Jesus Cristo no Novo Testamento. São Leopoldo: Sinodal, 1997.
BENFELL, V. S. The biblical Dante. Toronto: University of Toronto Press, 2011. (Toronto Italian studies)
BÍBLIA de Jerusalém. 13. reimpr. São Paulo: Paulus, 2019.
BLACKBURN, Simon. The Oxford Dictionary of Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 2005.
CAMPOS, R. As relações invertidas no hades: humor irônico e crítica social na narrativa do homem rico e do pobre Lázaro. São Bernardo do Campo: UMESP, 2014.
GLARE, P. G. W (org). Oxford Latin Dictionary. Oxford: Oxford University Press, 2016.
MATTOS, C. E. A. Um Apocalipse fora de lugar: Um relato de viagem ao além-mundo nos Atos de Felipe em comparação com os apocalipses de Pedro e de Paulo. Ribla, São Bernardo do Campo, n. 73, p. 97-115, 2016.
MATTOS, C. E. A. Deixai toda esperança vós que entrais: o inferno na tradição dos apócrifos e sua recepção em textos medievais e contemporâneos. Dissertação de mestrado, UMESP, 2017.
NIETZSCHE, F. W. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
RÖMER, T. The invention of God. Cambridge; London: Harvard University Press, 2015.
ROWELL, E. Gehenna. In: MILLS, W. E. (org.). et al. Mercer Dictionary of the Bible. Macon: Mercer University Press, 1990. p. 319.
SILVERSTEIN, H. T. Dante and the Visio Pauli. Modern Language Notes, v. 47, n. 6, p. 397-999, 1932.
SILVERSTEIN, H. T. Visiones et revelaciones Sancti Pauli: uma nova tradição de Textos latinos na idade média. Tradução de Silvana de Gaspari. In: Traduções, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 100-117, 2010.
SCHWARZ, H. Hell. In: MCFARLAND, I. A. (org.). et al. The Cambridge dictionary of Christian theology. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. p. 208-209.
SOARES, E. A. Variações sobre a vida após a morte: desenvolvimento de uma crença no judaísmo do Segundo Templo. Dissertação de mestrado, UMESP, 2006.
STAUSBERG, M. Hell in Zoroastrian History. Numen. Leiden, v. 56, fasc. 2/3, p. 217-253, 2009.
VISIO PAULI: a viagem de Paulo ao terceiro céu. Tradução do inglês de Michele Evangelista. Oracula, São Bernardo do Campo, v. 7, n. 12, p. 235-266, 2011.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.