O Ano de 1919
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v23p35-50Palavras-chave:
1919 na Literatura, Origens da Geração dos “Cadernos de Poesia”, Sophia Andresen, Jorge de Sena, Tomaz KimResumo
Não se pretende caracterizar literariamente o ano do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, que foi também o do seu amigo Jorge de Sena, personalidade ímpar e cimeira da cultura portuguesa. O objectivo é — além da obrigatória pintura académica de uma cor local que faça sentir o clima artístico da época, pleno de contradições e aporias — equacionar algumas ideias fundamentais que nascem nesse mesmo ano além-fronteiras com o pensamento crítico de T. S. Eliot e se aprofundam com a teoria poética de Roman Jakobson e dos formalistas russos, influenciados pela fenomenologia intencional de Edmund Husserl. Em particular, a despeito do fundo historicista reinante, a inaudita articulação entre a trans-historicidade do fenómeno literário e a sua especificidade intrínseca, que a geração dos Cadernos de Poesia — a que pertencerão estes dois vultos quando atingirem a idade adulta, durante a II Grande Guerra e no pós-guerra — irá integrar dialecticamente numa concepção ética de compromisso da palavra com a dignidade humana sem sacrifício da sua dignidade estética. Esta integração é a marca distintiva de um Terceiro Modernismo, ainda mal compreendido enquanto tal, cujo embrião doutrinário e teórico data de 1919 e que prossegue os caminhos abertos pelos modernistas de Orpheu, The Egoist e Presença.
Referências
BRETON, André — Manifestos do surrealismo. Lisboa: Moraes, 1979.
BRETON, André; SOUPAULT, Philippe — Les champs magnétiques. Paris: Gallimard, 1968.
ELIOT, T. S. — Tradition and the individual talent – I. The egoist. Londres. 4, VI (Setembro de 1919), p. 54-55.
ELIOT, T. S. — Tradition and the individual talent – II. The egoist. Londres. 5, VI (Dezembro de 1919), pp. 72-73.
ELIOT, T. S. — A tradição e o talento individual. In Ensaios de doutrina crítica. Ed. J. Monteiro-Grillo (1.ª ed., 1962). Lisboa: Guimarães Editores, 1997.
GUIMARÃES, Fernando — Poética do saudosismo. Lisboa: Presença, 1988.
JAKOBSON, Roman — Fragments de ‘La nouvelle poésie russe’: Esquisse première: Vélimir Khlebnikov. In Questions de Poétique. Ed. Tzvetan Todorov, revista e corrigida pelo autor. Paris: Seuil, 1973.
LOPES, Óscar — Entre Fialho e Nemésio. 2. vol. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1987.
NADEAU, Maurice — Histoire du surréalisme, Paris: Seuil, 1970.
OLIVEIRA, Alberto de — Palavras Loucas. Ed. Luís Adriano Carlos, Porto: Livraria Civilização, 1984.
RAMOS, Rui — História de Portugal. Vol. VI: A segunda fundação (1890-1926). Lisboa: Editorial Estampa, 2001.
RÉGIO, José — Pequena história da moderna poesia portuguesa. Porto: Brasília, 1976.
SENA, Jorge de — O poeta e o crítico na mesma pessoa: Um depoimento sobre algumas décadas de experiência pessoal. In Dialécticas teóricas da Literatura. Lisboa: Edições 70, 1977.
SENA, Jorge de — Aventura. In Estudos de Literatura Portuguesa-III. Lisboa: Edições 70, 1988.
SENA, Jorge de — Notas acerca do surrealismo em Portugal, escritas por quem nunca se desejou nem pretendeu precursor de coisa alguma, ainda que, cronologicamente, o tenha sido, por muito que isto tenha pesado a muitos surrealistas, ex-surrealistas, etc., do que se não excluem mesmo eminentes pessoas que contam entre os melhores e mais dedicados amigos do autor”. In Estudos de Literatura Portuguesa-III. Lisboa: Edições 70, 1988. Originalmente publicado no n.º 3 da revista italiana Quaderni Portoghesi, Pisa (Primavera de 1978).
SERRÃO, Joaquim Veríssimo — História de Portugal. Vol. XII: A Primeira República (1910-1926). Lisboa: Editorial Verbo, 2001.
SIMÕES, João Gaspar — Perspectiva histórica da poesia portuguesa: Dos simbolistas aos novíssimos. Porto: Brasília Editora, 1976.
TORRE, Guillermo de — História das Literaturas de Vanguarda. 6 Vol. Lisboa: Presença, 1972.
TZARA, Tristan — Sept manifestes dada / Lampisteries. Paris: Jean-Jacques Pauvert, 1978.
VÁRIOS — Cadernos de poesia. Ed. fac-simile. Porto: Campo das Letras, 2004.
VÁRIOS — Dada: Antologia bilingue de textos teóricos e poemas. Ed. Teolinda Gersão. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1983.
VÁRIOS — Les années folles: Les mouvements avangardistes européens. Otava: University of Ottawa, 1981.
VÁRIOS — Vanguarda européia e modernismo brasileiro: Apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardisdtas, de 1857 a 1972. Ed. Gilberto Mendonça Teles. Petrópolis: Vozes, 7.ª ed., 1983.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.