Miserere, de Adélia Prado, e o Livro de Jó
uma aproximação intertextual
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v25p11-33Palavras-chave:
Livro de Jó, Adélia Prado, intertextualidade, sofrimentoResumo
O presente artigo realiza uma aproximação entre literatura e teologia no esforço de ler o repertório bíblico como literatura e na literatura. A arte literária é lugar teológico na própria Bíblia e em toda a tradição poética por ela impactada. Desse modo, para além de uma exegese histórico-crítica, efetua-se uma leitura poética do Livro de Jó, a partir dos recursos narrativos e líricos do texto tomado em sua integridade, conforme a proposta de Moshe Greenberg. O Livro de Jó assim considerado emerge como um compósito de narração e poesia, em que a ruptura entre gêneros representa igualmente uma disrupção e um confronto entre duas teologias sapienciais: uma sabedoria palaciana e tradicional, alicerçada numa noção de imutabilidade cósmica e legal, segundo a qual os bons são premiados e os maus, castigados; uma sabedoria em crise, que se indigna diante da realidade do sofrimento dos inocentes. Em seguida, avalia-se a relação intertextual do lirismo do Livro de Jó nos poemas de Miserere, de Adélia Prado. Nesta obra, a poetisa mineira encontra no poeta profundo do Livro de Jó o fundamento para a sua teopoética em busca de sentido para a experiência do sofrimento humano.
Referências
ALVES, J. H. P. De Bagagem a Miserere: a “inominável corisca poesia” de Adélia Prado. Scripta, Belo Horizonte, v. 18, n. 35, 2014: 125-142.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2010.
BÍBLIA DO PEREGRINO. São Paulo: Paulus, 2011.
BINGEMER, M. C. Teologia e literatura: Afinidades e segredos compartilhados. Petrópolis: Vozes, 2015.
FRYE, N. O código dos códigos: A Bíblia e a literatura. São Paulo: Boitempo, 2004.
GABEL, J. B.; WHEELER, C. B. A Bíblia como literatura. São Paulo: Loyola, 2003.
GIRARD, R. A rota antiga dos homens perversos. São Paulo: Paulus, 2009.
GREENBERG, M. Jó. In: ALTER, R.; KERMODE, F. (Org.). Guia literário da Bíblia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997. p. 305-326.
LÍNDEZ, J. V. Sabedoria e sábios em Israel. São Paulo: Loyola, 1999.
LEVEQUE, J. Jó: O livro e a mensagem. São Paulo: Paulinas, 1987.
MURPHY, R. E. Jó e salmos: encontro e confronto com Deus. São Paulo: Paulinas, 1985.
NEWSON, C. The Book of Job: Introduction, commentary and reflections. In: The New Interpreter’s Bible Commentary. Nashville: Abingdon Press, 2015. v. 3, p. 17-270.
PRADO, A. Miserere. Rio de Janeiro: Record, 2015.
SANTOS, G. M. O demônio no corpo das palavras: O endemoninhamento do discurso em Lavoura arcaica. Dissertação (Mestrado). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 2011.
SCHWIENHORST-SCHÖNBERGER, L. Um caminho através do sofrimento: O Livro de Jó. São Paulo: Paulinas, 2011.
TERRIEN, S. Jó. São Paulo: Paulus, 1994.
VILLAS BOAS, A. Teologia em diálogo com a literatura: Origem e tarefa poética da teologia. São Paulo: Paulus, 2016.
ZABATIERO, J. P. T.; LEONEL, J. Bíblia, literatura e linguagem. São Paulo: Paulus, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.