Pacto e exorcismo no Cordel 'A Mulher que enganou o Diabo'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v26p122-150

Palavras-chave:

Cordel, Diabo, Exorcismo, Pacto com o Diabo, Teopoética

Resumo

Este artigo pretende mostrar uma compreensão possível de pactos com o Diabo e de exorcismos desde o período colonial e situar esta mentalidade presente no cordel ‘A Mulher que enganou o Diabo’, de Manoel D’Almeida Filho. O objetivo é analisar os pactos realizados com o Diabo e verificar a inversão de poder entre a mulher e o Diabo, que é exorcizado ao final da narrativa. O referencial teórico de Laura de Mello e Souza corrobora na discussão e compreensão do contexto histórico colonial, período em que a mentalidade de pactos com o Diabo e de exorcismos povoava o imaginário popular. A teopoética é o viés da compreensão deste trabalho. Antônio Carlos Magalhães e Salma Ferraz fazem o pano de fundo teopoético deste estudo e auxiliam na aproximação entre a teologia e a literatura. A metodologia escolhida é a pesquisa bibliográfica, promovendo a compreensão do imaginário cordelista sobre pactos e exorcismos e a leitura analítica do folheto escolhido. Uma possível forma de exorcismo cultural e literário, imagético e espiritual do Diabo aparece como resultado da enganação promovida pela mulher, e se estabelece por meio do humor, da pilheria e da ridicularização aplicadas ao Tinhoso.

Biografia do Autor

Alair Matilde Naves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), Contato:
professor.alairnaves@yahoo.com.br

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Naves, A. M. (2022). Pacto e exorcismo no Cordel ’A Mulher que enganou o Diabo’. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 12(26), 122–150. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v26p122-150