Ecoteologia da Libertação em Diálogo com a Poesia em algumas Canções que abordam a temática

Autores

  • Márcia Maria de Oliveira Universidade Federal de Roraima
  • Emerson Sbardelotti Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v27p204-227

Palavras-chave:

Ecoteologia da Libertação, Poesia, Canções

Resumo

O presente artigo foi inspirado pela comemoração de 25 anos da publicação de dois livros importantes: 1. Ecologia: Grito da Terra, Grito dos Pobres – Dignidade e direitos da Mãe Terra, de Leonardo Boff; 2. Teologia e Literatura: Reflexão teológica a partir da Antropologia contida nos romances de Jorge Amado, de Antonio Manzatto. Nestas obras encontramos o diálogo frutífero entre Teologia da Libertação e Ecologia, e o diálogo salutar entre Teologia da Libertação e Literatura. O objetivo do artigo é mostrar, a partir destes diálogos, as canções que abordam a questão ecológica, que ressurgem e, ou germinam, com um novo ar primaveril, amazônico, samaritano, numa Igreja que procura estar em saída, toda ministerial e sinodal, no seguimento a Jesus de Nazaré. São três canções: de artistas da Música Popular Brasileira e das Músicas da Caminhada que, ajudam-nos a refletir o papel da poesia em diálogo com a ecoteologia, e como tais canções fazem perceber as raízes éticas e espirituais dos problemas ambientais, convidando-nos a uma mudança de comportamento, a uma mudança profunda enquanto seres humanos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e vídeos do You Tube com as canções

 

Biografia do Autor

Márcia Maria de Oliveira, Universidade Federal de Roraima

Doutora em sociedade e Cultura na Amazônia; professora da Universidade Federal de Roraima; assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM; perita do Sínodo Especial para a Amazônia (2018-2019).

Email da Márcia: marcia.oliveira@ufrr.br

Emerson Sbardelotti, Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorando e Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa Literatura, Religião e Teologia - LERTE

Contato: sbardelottiemerson@gmail.com

Referências

BENTO XVI. Documento de Aparecida - Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulinas / Paulus / CNBB, 2007.

BOFF, Leonardo. Carta da Terra. Disponível em: <https://leonardoboff.files.wordpress.com/2020/05/folder_carta_da_terra.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2022.

BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da Terra, grito dos Pobres – dignidade e direitos da Mãe Terra. Ed. rev. e ampl. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

BOFF, Leonardo. Habitar a Terra: Qual o caminho para a fraternidade universal? Petrópolis: Editora Vozes, 2022.

BOFF, Leonardo. Reflexões de um velho teólogo e pensador. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.

DIAS, Elisangela; LEMOS, Marcelo Antonio e OLIVEIRA, Márcia Maria de. Organizadores(as). Nhandereko-há: jeito de ser na nossa casa. Vol. 1: Cáritas na Amazônia - experiências e vidas amazônicas. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020.

FRANCISCO. Carta Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulinas, 2020.

FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da Casa Comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia – ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. São Paulo: Paulinas, 2020.

GUERRERO, Joan. Casaldáliga. Barcelona: Editorial Claret, 2016, p. 136.

MANZANTO, Antonio. A mística dos pobres em canções das CEBs. In: BINGEMER, Maria Clara. VILLAS BOAS, Alex (Orgs.). Teopoética: Mística e Poesia. São Paulo: Paulinas; Rio de Janeiro: Editora PUC RIO, 2020.

MANZATTO, Antonio. Teologia e Literatura: reflexão teológica a partir da antropologia contida nos romances de Jorge Amado. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2015.

PONTES JÚNIOR, Felício de Araújo; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. A natureza como sujeito de direitos: a proteção do rio Xingu em face da construção de Belo Monte. In: DILGER, Gerhard; LANG, Miriam; PEREIRA FILHO, Jorge (org.). Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. Tradução Igor Ojeda. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016. (427-442).

SBARDELOTTI, Emerson. Teologias e Literaturas 7: A Opção pelos Pobres na poesia de Patativa do Assaré. São Paulo: Fonte Editorial, 2018.

SÍNODO DOS BISPOS. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral - Documento Final da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica. Documentos da Igreja 58. Brasília: Edições CNBB, 2019.

SÍNODO DOS BISPOS. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Instrumentum Laboris. São Paulo: Paulinas, 2019.

SUSIN, Luiz Carlos; SANTOS, Joe Marçal G. dos (Orgs.). Nosso planeta, nossa vida: ecologia e teologia. São Paulo: Paulinas, 2011.

VIEIRA, Ima Célia Guimarães; OLIVEIRA, Márcia Maria de; MATA, Raimundo Possidônio C. da. Os Dez Mandamentos do Sínodo Especial para a Amazônia. Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades. Salvador, v. 45, n. 249, p. 9-33, jan./abr. 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-09