A Terra das Fadas de J.R.R. Tolkien

Feéria como a “terra média” entre o mundo dos sentidos e o mundo das ideias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2023v31p210-232

Palavras-chave:

Feéria, fantasia, imaginação, linguagem, realidade

Resumo

Este artigo investiga o ensaio Sobre Estórias de Fadas, de J.R.R. Tolkien, com o objetivo de delinear uma hermenêutica para a metáfora de “Feéria”, a Terra das Fadas, sempre em diálogo com a tradição filosófica da antiguidade grega, especificamente com A República de Platão, De Anima e Poética de Aristóteles e a Suma Teológica de São Tomás de Aquino. O contexto histórico da Inglaterra do início do século XX e a biografia de J.R.R. Tolkien endossam a pertença deste autor a uma tradição religiosa e filosófica católica que recuperava a filosofia dita realista como fundamento da compreensão do mundo. A partir dessa abordagem teórico-metodológica, encontramos uma dupla significação para Feéria, sendo primeiramente, de inspiração mais platônica, a realidade intermediária entre a dimensão sensível, captadas pelos sentidos do homem, e a dimensão inteligível, constituída pelas ideias que enformam as coisas materiais; em uma segunda interpretação, de matiz mais aristotélica, a metáfora das Terra das Fadas pode ser compreendida como a matriz de possibilidades combinatórias pela linguagem das formas oriundas da percepção da realidade pela mente humana, sendo Feéria constituída pela imaginação ou fantasia, essa capacidade do homem de formar imagens a partir da memória e que serve de base para a abstração das formas universais.   

Biografia do Autor

Diego Genu Klautau, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor no Colégio na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Contato: dklautau@gmail.com

Referências

ARISTÓTELES. De Anima. Tradução e notas de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Editora 34, 2006.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional /Casa da Moeda, 1994.

BERTI, Enrico. No Princípio era a Maravilha: As grandes questões da filosofia antiga. Tradução de Fernando Soares Moreira. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

BIRZER, Bradley J. J. R. R. Tolkien’s Sanctifying Myth: Understanding Middle-earth. Wilmington, DE: ISI Books, 2002.

BRAGUE, Rémi. Âncoras no Céu: a infraestrutura metafísica. Tradução de Nicolás Campanário. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

CARPENTER, Humphrey. J. R. R. Tolkien: uma biografia. Tradução de Ronald Kyrmse. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2018.

FAITAIN, Paulo. A ordem dos anjos, segundo Tomás de Aquino. Ágora filosófica, ano 10, n. 1, jan-jun, 2010: 23-42

FLIEGER, Verlyn; ANDERSON, Douglas A. Tolkien On Fairy-stories. Expanded edition, with commentary and notes. London: HarperCollins, 2014.

HAMMOND, Wayne G.; SCULL, Christina. The J. R. R. Tolkien companion and guide: Chronology. Londres: HarperCollins, 2006.

KLAUTAU, Diego. Metafísica da Subcriação: A Filosofia do Mito em J. R. R. Tolkien. São Paulo: A Outra Via, 2021.

MCINTOSH, Jonathan S. Tolkien, St. Thomas, and the Metaphysics of Faërie. Kettering, OH: Angelico Press, 2017.

PLATÃO, A República. Tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.

REALE, Giovanni. O saber dos antigos: terapia para os tempos atuais. Tradução de Silvia Cobucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

SHIPPEY, Tom. The Road to Middle-Earth. London: HarperCollins Publishers, 1992.

TESTI, Claudio A. Pagan Saints in Middle-earth. Zurich and Jena: Walking Tree Publishers, 2018.

TOLKIEN, J. R. R. Árvore e Folha. Tradução de Reinaldo José Lopes. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2020.

TOLKIEN, J. R. R. Beowulf: Uma tradução comentada. Edição de Christopher Tolkien e tradução de Ronald Kyrmse. Editora WMF Martins Fontes, 2015.

TOLKIEN, J.R.R. On Fairy-Stories. In: FLIEGER, Verlyn; ANDERSON, Douglas A. Tolkien On Fairy-stories. Expanded edition, with commentary and notes. London: HarperCollins, 2014

TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. Tradução de Carlos-Josaphat Pinto de Oliveira, OP. (coord.). São Paulo: Edições Loyola, 2001

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Klautau, D. G. (2023). A Terra das Fadas de J.R.R. Tolkien: Feéria como a “terra média” entre o mundo dos sentidos e o mundo das ideias. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 13(31), 210–232. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2023v31p210-232