A Terra das Fadas de J.R.R. Tolkien
Feéria como a “terra média” entre o mundo dos sentidos e o mundo das ideias
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2023v31p210-232Palabras clave:
Feéria, fantasia, imaginação, linguagem, realidadeResumen
Este artigo investiga o ensaio Sobre Estórias de Fadas, de J.R.R. Tolkien, com o objetivo de delinear uma hermenêutica para a metáfora de “Feéria”, a Terra das Fadas, sempre em diálogo com a tradição filosófica da antiguidade grega, especificamente com A República de Platão, De Anima e Poética de Aristóteles e a Suma Teológica de São Tomás de Aquino. O contexto histórico da Inglaterra do início do século XX e a biografia de J.R.R. Tolkien endossam a pertença deste autor a uma tradição religiosa e filosófica católica que recuperava a filosofia dita realista como fundamento da compreensão do mundo. A partir dessa abordagem teórico-metodológica, encontramos uma dupla significação para Feéria, sendo primeiramente, de inspiração mais platônica, a realidade intermediária entre a dimensão sensível, captadas pelos sentidos do homem, e a dimensão inteligível, constituída pelas ideias que enformam as coisas materiais; em uma segunda interpretação, de matiz mais aristotélica, a metáfora das Terra das Fadas pode ser compreendida como a matriz de possibilidades combinatórias pela linguagem das formas oriundas da percepção da realidade pela mente humana, sendo Feéria constituída pela imaginação ou fantasia, essa capacidade do homem de formar imagens a partir da memória e que serve de base para a abstração das formas universais.
Citas
ARISTÓTELES. De Anima. Tradução e notas de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Editora 34, 2006.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional /Casa da Moeda, 1994.
BERTI, Enrico. No Princípio era a Maravilha: As grandes questões da filosofia antiga. Tradução de Fernando Soares Moreira. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
BIRZER, Bradley J. J. R. R. Tolkien’s Sanctifying Myth: Understanding Middle-earth. Wilmington, DE: ISI Books, 2002.
BRAGUE, Rémi. Âncoras no Céu: a infraestrutura metafísica. Tradução de Nicolás Campanário. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
CARPENTER, Humphrey. J. R. R. Tolkien: uma biografia. Tradução de Ronald Kyrmse. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2018.
FAITAIN, Paulo. A ordem dos anjos, segundo Tomás de Aquino. Ágora filosófica, ano 10, n. 1, jan-jun, 2010: 23-42
FLIEGER, Verlyn; ANDERSON, Douglas A. Tolkien On Fairy-stories. Expanded edition, with commentary and notes. London: HarperCollins, 2014.
HAMMOND, Wayne G.; SCULL, Christina. The J. R. R. Tolkien companion and guide: Chronology. Londres: HarperCollins, 2006.
KLAUTAU, Diego. Metafísica da Subcriação: A Filosofia do Mito em J. R. R. Tolkien. São Paulo: A Outra Via, 2021.
MCINTOSH, Jonathan S. Tolkien, St. Thomas, and the Metaphysics of Faërie. Kettering, OH: Angelico Press, 2017.
PLATÃO, A República. Tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
REALE, Giovanni. O saber dos antigos: terapia para os tempos atuais. Tradução de Silvia Cobucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
SHIPPEY, Tom. The Road to Middle-Earth. London: HarperCollins Publishers, 1992.
TESTI, Claudio A. Pagan Saints in Middle-earth. Zurich and Jena: Walking Tree Publishers, 2018.
TOLKIEN, J. R. R. Árvore e Folha. Tradução de Reinaldo José Lopes. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2020.
TOLKIEN, J. R. R. Beowulf: Uma tradução comentada. Edição de Christopher Tolkien e tradução de Ronald Kyrmse. Editora WMF Martins Fontes, 2015.
TOLKIEN, J.R.R. On Fairy-Stories. In: FLIEGER, Verlyn; ANDERSON, Douglas A. Tolkien On Fairy-stories. Expanded edition, with commentary and notes. London: HarperCollins, 2014
TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. Tradução de Carlos-Josaphat Pinto de Oliveira, OP. (coord.). São Paulo: Edições Loyola, 2001
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.