JEAN NABERT E A NOÇÃO DE DIVINO: UMA CHAVE CONCEITUAL PARA A ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA DE PAUL RICOEUR

Authors

  • Cristina Amaro Viana Meireles UFAL - Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v9n18p387-410

Keywords:

divino, mediação imperfeita, Jean Nabert, Paul Ricoeur

Abstract

Pretendemos explorar o pensamento do filósofo Jean Nabert (1881-1960), com foco em sua obra póstuma (inacabada) Le désir de Dieu (1966). O objetivo é buscar esclarecer a noção de divino, de interesse para uma melhor compreensão da antropologia do homem finito-infinito apresentada por Paul Ricoeur (1913-2005) em L’Homme faillible (1960). Se, na visão de Ricoeur, o homem consiste numa perene mediação entre duas dimensões que constituem seu ser – a finitude e a infinitude –, não podendo ser compreendido por nenhum dos dois polos separadamente, parece que a filiação a Nabert pode ser verificada ao acompanharmos as reflexões nabertianas sobre a noção de divino. Isso porque, segundo Nabert, o divino não coincide com Deus. Ora, não sendo o divino exclusivamente predicado de Deus, ele pode ser estendido ao homem, o que ilumina a noção ricoeuriana de mediação imperfeita. Aos olhos de Nabert, o divino explica a aproximação entre homem e Deus no seio mesmo da experiência concreta, que é sempre finita. Mas finitude aqui engloba fundamentalmente a ultrapassagem da finitude na própria finitude. Para além do que possa nos dizer sobre Deus, parece que a noção de divino tem algo a nos dizer sobre a natureza do próprio homem.

Author Biography

Cristina Amaro Viana Meireles, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta II no curso de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da UFAL (Universidade Federal de Alagoas). Licenciada, Mestre e Doutora em Filosofia, com estágio sanduíche CAPES no Fonds Ricoeur (Paris/FR). Áreas de Pesquisa: Filosofia da Mente, Ética e Hermenêutica Filosófica. Temas de pesquisa: identidade pessoal, consciência de si, o problema filosófico do mal.

References

BAUFAY, Jacques. La Philosophie religieuse de Jean Nabert. Namur: Presses Universitaires de Namur, 1974.

CAPELLE, Philippe. Éthique et religion. Jean Nabert et Paul Ricoeur. In: ROBILLIARD, Stéphane; WORMS, Frédéric (dir.) Jean Nabert, l’affirmation éthique. Paris: Beauchesne, 2010: 293-304.

GREISCH, Jean. L'inquiétude du 'se comprendre' et le désir de Dieu. In: CAPELLE, Philippe (ed.) Jean Nabert et la question du divin. Paris: Cerf, 2003: 45-63.

LACROIX, Jean. Panorama de la Philosophie Française Contemporaine. Paris: PUF, 1966.

NABERT, Jean. L’expérience interne chez Kant. In: NABERT, Jean. L’expérience intérieure de la liberté et autres essais de philosophie morale. Paris: PUF, 1994-B: 243-311.

NABERT, Jean. La conscience peut-elle se comprendre? In: NABERT, Jean. Le désir de Dieu. Paris: Éditions du CERF, 1996-A: 405-446.

NABERT, Jean. La philosophie réflexive. In: NABERT, Jean. L’expérience intérieure de la liberté et autres essais de philosophie morale. Paris: PUF, 1994-A: 397-411.

NABERT, Jean. Le désir de Dieu. Suivi d'un inédit: La conscience peut-elle se comprendre? Paris: Éditions du CERF, 1996-B.

NABERT, Jean. Le divin et Dieu. In: NABERT, Jean. L’expérience intérieure de la liberté et autres essais de philosophie morale. Paris: PUF, 1994-C: 413-426.

NAULIN, Paul. L’itinéraire de la conscience: Étude de la philosophie de Jean Nabert. Paris: Aubier-Montaigne, 1963.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo. Prefácio. In: MAIA, Antonio Glaudenir Brasil ; OLIVEIRA, Geovani Paulino (Orgs). Filosofia, religião e secularização. Porto Alegre: Editora Fi, 2015 (Série Filosofia e Interdisciplinaridade).

RICOEUR, Paul. Postface: Jean Nabert: une relecture. In: CAPELLE, Philippe (ed.) Jean Nabert et la question du divin. Paris: Cerf, 2003: 141-153

RICOEUR, Paul. Préface: L'arbre de la philosophie réflexive. In: NABERT, Jean. L’expérience intérieure de la liberté et autres essais de philosophie morale. Paris: PUF, 1994: V-XXVI.

RICOEUR, Paul. Philosophie de la volonté 2. Finitude et culpabilité. Livre I: L'homme faillible. Paris: Éditions Points, 2009: 35-199.

RICOEUR, Paul. Préface. In: NABERT, Jean. Le désir de Dieu. Suivi d'un inédit: La conscience peut-elle se comprendre? Paris: Éditions du CERF, 1996: 7-15.

ROBILLIARD, Stéphane; WORMS, Frédéric (Dir.) Jean Nabert, l’affirmation éthique. Paris: Beauchesne, 2010.

VILELLA-PETIT, Maria da Penha. Comment la conscience de soi s’assure-t-elle de l’idée du divin? In: CAPELLE, Philippe (ed.) Jean Nabert et la question du divin. Paris: Cerf, 2003: 13-32.

ZILLES, Urbano. Filosofia da religião. São Paulo: Paulus, 1991 (Coleção Filosofia).

Published

2019-09-03

How to Cite

Meireles, C. A. V. (2019). JEAN NABERT E A NOÇÃO DE DIVINO: UMA CHAVE CONCEITUAL PARA A ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA DE PAUL RICOEUR. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 9(18), 387–410. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2019v9n18p387-410