Escatologia, criação literária e profecia: o pensamento religioso de Nicolas Berdiaev no contexto da tradição russa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v6n12p121--145

Palabras clave:

profecia, Rússia, Berdiaev, criação, escatologia

Resumen

Neste ensaio, pretendemos mostrar as linhas fundamentos do pensamento religioso de Nicolas Berdiaev. Para ele, a filosofia da história só pode ser compreendida como uma metafísica religiosa que, por sua vez, é composta por uma filosofia do tempo e uma escatologia ativa cristã. Há uma maneira passiva, mas, também, uma maneira ativa para se compreender o Apocalipse. Através da última maneira, nós, seres humanos, nos concebemos como cooperadores de Deus, pois o mundo se encontra em estado de inacabamento. Finalizar esta obra divino-humana significa dissolver o mundo em êxtase criador. Nesta tarefa, Berdiaev faz o elogio do profeta que anuncia um outro mundo, um mundo por vir. O poeta estaria na esteira do profetismo, pois ambos lutam contra o mundo, contra a apatia, a pusilanimidade espiritual e possuem uma santidade da audácia e da renúncia. A transfiguração do mundo depende da sinergia entre o homem e Deus, tempo em que um novo homem e um novo cosmos será revelado.

Biografía del autor/a

Ramon Maia, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Bacharel em Filosofia pela UFMG (1999), Mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp (2009) e Doutrando em Teologia pela FAJE (2016-)

Publicado

2016-12-11

Cómo citar

Maia, R. (2016). Escatologia, criação literária e profecia: o pensamento religioso de Nicolas Berdiaev no contexto da tradição russa. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 6(12), 121–145. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v6n12p121--145