Nicolas Berdiaev, o teatro russo e o simbolismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n16p149-164

Palabras clave:

Berdiaev, simbolismo, teatro, teurgia

Resumen

O teatro contemporâneo deve sua gênese ao Teatro de Arte de Moscou (TAM) e aos esforços de Constantin Stanislávski e Vsevolod Meierhold. A partir de suas contribuições, grandes transformações puderam ser observadas na escritura dramática e na montagem cênica que viriam transformar toda a cena teatral ocidental. Efetivamente, há um culto simbolista pela síntese de todas as artes. Os artistas buscam ultrapassar a contingência do mundo. O teatro na Rússia foi a última arte a aderir ao simbolismo. No entanto, tornou-se no mais vigoroso e representativo veículo de comunicação das aspirações simbolistas. As correntes simbolistas da época paulatinamente caminhavam em direção ao misticismo. Segundo Nicolas Berdiaev, os poetas simbolistas viviam a expectativa da visão de novas auroras. Trata-se de uma revolução a caminho e não de aguardar uma nova cultura simbólica coletiva. Esta expectativa é mais uma das formas que a eterna expectação pela era do Espírito Santo assume. 

Biografía del autor/a

Ramon Maia, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Bacharel em Filosofia pela UFMG (1999), Mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp (2009) e Doutrando em Teologia pela FAJE (2016-)

Citas

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Publicado

2018-12-23

Cómo citar

Maia, R. (2018). Nicolas Berdiaev, o teatro russo e o simbolismo. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 8(16), 149–164. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n16p149-164

Número

Sección

Artigos Temáticos