"O Cristo Morto”, de Dostoiévski

Autores/as

  • Luana Martins Golin Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v20p90-111

Palabras clave:

Dostoiévski, Cristo, literatura, O Idiota, morte.

Resumen

Sabe-se que a literatura de Dostoiévski dialoga intensamente com muitas narrativas bíblicas do Novo Testamento. Jesus e Quixote foram as inspirações para a composição da personagem Míchkin, o príncipe idiota que leva o nome do romance. O tema da morte tangencia toda a narrativa de “O Idiota”. O quadro “Cristo Morto” emerge em algumas cenas, transbordando em novos sentidos. O contato das personagens Míchkin e Hippolit e o próprio contato que Dostoiévski teve diante do quadro, da imagem do cadáver de Cristo, possibilitará uma releitura demasiadamente humana da personagem Cristo.

 

Biografía del autor/a

Luana Martins Golin, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Teóloga, mestra e doutora em Ciências da Religião e pós-doutoranda em Letras. Professora de teologia na Universidade Metodista de São Paulo e professora do curso de pós graduação em Religião e Cultura, do Centro Universitário Assunção (UNIFAI). 

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Publicado

2020-05-09

Cómo citar

Golin, L. M. (2020). "O Cristo Morto”, de Dostoiévski. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 10(20), 90–111. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v20p90-111

Número

Sección

Artigos Temáticos