A importância da palavra em Chico Buarque e no discurso teológico
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2020v22p104-121Palabras clave:
palavra, Chico Buarque, significados, teologia, Palavra de DeusResumen
Chico Buarque de Hollanda, um dos maiores artistas brasileiros e com reconhecimento internacional é, em sua arte, verdadeiro artesão das palavras no sentido de construir significados na busca da palavra certa, mesmo se diferente, e também de chamar a atenção para a realidade da dignidade da palavra, que é, no seu dizer, mais que instrumento de comunicação pois é forma de habitar o pensamento. Através de procedimento comparativo, percebe-se que o fazer teológico possui a mesma convicção porque também constrói significados para as palavras que compõem seu universo. Dessa maneira, além da exatidão e do cuidado gramatical, também a teologia tem em alta consideração a atualização de significados e o reconhecimento da dignidade da palavra. Mais não fosse, pelo fato de afirmar na fé que a encarnação da Palavra de Deus em Jesus é forma não apenas de comunicação, mas uma maneira de Deus habitar o mundo dos seres humanos e, por esse viés, possibilitar que também o humano perceba maneiras de habitar o mundo de Deus.
Citas
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os guaranis: índios do Sul – religião, resistência e adaptação; Estudos Avançados, v. 4, no. 10, 1990,
p. 53-90.
CAVALCANTE, Ronaldo (org.). Cultura, religião e sociedade em Chico
Buarque de Hollanda, São Paulo: Recriar, 2019.
CAVALCANTE, Ronaldo. O som secular da religião: elementos religiosos na linguagem aberta e estética da prosa-poética musical buarqueana; Teoliterária, v. 8, no. 16, 2018, p. 322-347.
FRANGIOTTI, Roque. História das heresias, São Paulo: Paulus, 1995.
HOMEM, Wagner. História de canções: Chico Buarque. São Paulo:
Leya, 2009
MANZATTO, Antonio. Certas Canções, teologia e música popular brasileira, São Paulo: Fonte Editorial, 2019
MANZATTO, Antonio. Jesus Cristo: Teologia do Papa Francisco; São
Paulo: Paulinas, 2019.
RICOEUR, Paul. A hermenêutica bíblica, São Paulo: Loyola, 2006.
RICOEUR, Paul. A metáfora viva, São Paulo: Loyola, 2000.
RICOEUR, Paul. Le symbole donne à penser, Esprit, n. 7-8, 1959.
SANTAELLA, Lucia. Epistemologia semiótica, Cognitio, v. 9, no.1, 2008, p. 93-110.
SEGUNDO, Juan Luís. O dogma que liberta, São Paulo: Paulinas, 1991.
SESBOUÉ, Bernard; WOLINSKI, Joseph (dir.). O Deus da Salvação;
História dos dogmas tomo I; São Paulo: Loyola, 2002.
VILLAS BOAS, Alex. O método antropológico no diálogo entre teologia
e literatura em Antonio Manzatto, Revista de Cultura Teológica,
, 2020, p. 24-48.
WERNE CK, Humberto. Chico Buarque de letra e música, São Paulo: Cia das Letras, 2004.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.