No tempo dividido - Mistagogia da temporalidade na poesia de Sophia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v23p180-193Palabras clave:
Poesia, Mistagogia, Temporalidade, TeotopiaResumen
A poesia de Sophia é também uma questão de tempo. É dentro do tempo que se escuta a sua aspiração à unidade e à inteireza. Trata-se de uma poesia eivada de incertezas; mesmo quando revela a posse de uma luminosidade, guarda ainda sombras subtis; mesmo quando os seus contornos intocados sugerem a lisura da superfície, não omite as suas asperezas, a litania rumorosa dos seus augúrios, o lamento – em melopeia – do tempo dividido. O tempo não é encarado apenas como duração, mas sobretudo como intensidade; não é tanto um «tempo quando», mas um «tempo onde». Sendo um «livro de passagem», No tempo dividido (1954) é como uma crisálida, um grito de resgate. É entre a pátria perdida e o corpo perdido que se entretece uma mistagogia da temporalidade. Entre naufrágios, desastres e destroços, Sophia teve «o futuro por memória»; entre o pensamento sem rosto, os gestos sem peso e o olhar atento que nenhum acaso desvia, como Antígona, a sua poesia sobreleva: «Eu sou aquela que não aprendeu a ceder aos desastres».
Citas
«Babel e Sião»: Luís de Camões, Lírica, Lisboa, Círculo de Leitores, 1984
Federico Bertolazzi, «Prefácio», in Sophia, No tempo dividido [5.ª ed.]
Hölderlin, Elegias, Lisboa, Assírio & Alvim, 1992
José Rui Teixeira, Vestigia Dei. Sobre a possibilidade de uma leitura teotopológica da literatura portuguesa, Maia, Cosmorama Edições, 2019
José Tolentino Mendonça, «A pintura sonora», in Pentateuco. Pintura de Ilda David’, Lisboa, Assírio & Alvim, 2007
Sophia de Mello Breyner Andresen, No tempo dividido, Porto, Assírio & Alvim, 2013
Sophia de Mello Breyner Andresen, O Cavaleiro da Dinamarca [17.ª ed.], Porto, Figueirinhas, 1985
Sophia de Mello Breyner Andresen, O nome das coisas, Lisboa, Moraes Editores, 1977.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.