Redenção e deformidade - A poética do estranhamento como discurso teológico da modernidade

Autores/as

  • Teresa Bartolomei Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v23p51-116

Palabras clave:

Identificação. Estranhamento. Repugnância. Deformidade. Redenção. Poética. Aristóteles. Flannery O’Connor. Clarice Lispector

Resumen

O processo psicológico da identificação emocional com o herói é o paradigma dominante da civilização literária ocidental desde a sua descrição na Poética de Aristóteles como mecanismo básico da receção da obra por parte do leitor/espetador, e a sua adoção como vetor primário daquela edificação moral prezada na antiguidade clássica e na tradição cristã como função antropológica essencial da literatura.

Gesto fundador da modernidade literária a partir, pelo menos, do fim do século XIX, numa inovação que seria teorizada sistematicamente na dramaturgia do estranhamento de Bertolt Brecht, a rutura com este paradigma implica uma mudança radical não apenas do discurso antropológico veiculado pela literatura e da interpretação do seu papel como agente moral, mas também do discurso teológico por ela implícita ou explicitamente desenvolvido.

Com referência final à obra de duas escritoras símbolo desta evolução como Flannery O Connor e Clarice Lispector, focalizar-se-á o núcleo teológico da poética do estranhamento, de desativação da identificação empática com o protagonista: é através da intolerável, repugnante, deformidade (moral e estética) do ser humano que a redenção se manifesta como ocorrência, imprevisível e humanamente impossível, da Graça, como abismo incompreensível em que a transcendência se abre caminho, derrubando todo o raciocínio, toda a expetativa, toda a lógica. Porque a redenção é Graça, não Lei

Biografía del autor/a

Teresa Bartolomei, Universidade Católica Portuguesa

Dooutora pela Universidade de Lisboa

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Publicado

2021-04-15

Cómo citar

Bartolomei, T. (2021). Redenção e deformidade - A poética do estranhamento como discurso teológico da modernidade. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 11(23), 51–116. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v23p51-116