O conceito de Cristianismo a partir da metáfora de acorde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v26p183-221

Palabras clave:

Conceito, Acorde, Cristianismo, Religiões, Definição

Resumen

Todos os campos de saber valem-se conceitos, e estes têm sido bem estudados nas disciplinas as mais diversas. Neste artigo, pretendemos expor a possibilidade de nos aproximarmos da construção e compreensão dos conceitos (em quaisquer campos de saber) a partir de uma noção musical – a de acorde. O universo experimentado para esta possibilidade será o do conceito de Cristianismo. Pretendemos aplicar a forma do acorde-conceitual ao estudo de um conjunto de características mínimas que poderiam configurar um conceito adequado de Cristianismo. O objetivo é demonstrar, a partir deste exemplo, que este procedimento teórico também é viável para o estudo de outros objetos, nos vários campos de pesquisa.

Biografía del autor/a

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Contato: joseassun57@gmail.com

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Publicado

2022-05-20

Cómo citar

Barros, J. D. (2022). O conceito de Cristianismo a partir da metáfora de acorde. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 12(26), 183–221. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v26p183-221